José Carlos Pinto bate recorde nacional dos 10 mil metros em estrada

Atleta de Lagares da Beira tornou-se o primeiro português a correr abaixo dos 28 minutos, fixando novo máximo nacional em 27:53

O atleta José Carlos Pinto, natural de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, estabeleceu esta manhã um novo recorde nacional dos 10.000 metros em estrada, ao vencer a prova Hytteplanmila, na Noruega, com o tempo de 27 minutos e 53 segundos. O corredor retirou sete segundos à anterior melhor marca nacional, fixada há menos de duas semanas, a 5 de Outubro, por Samuel Barata, com 28:00 minutos.

Com esta vitória, o atleta oliveirense tornou-se o primeiro português a correr abaixo dos 28 minutos nesta distância, superando também o recorde da própria prova, que pertencia desde 2019 ao bicampeão olímpico Jakob Ingebrigtsen — curiosamente, filho do actual treinador de José Carlos Pinto.

A vitória do português foi categórica, deixando o segundo classificado, o norueguês Narve Nordås, a 33 segundos. O resultado consolida José Carlos Pinto como uma das principais referências do fundo nacional, num percurso em ascensão que continua a projectar o nome de Lagares da Beira no panorama do atletismo internacional.

LEIA TAMBÉM

FC Oliveira do Hospital perde em Tábua, Nogueirense empata na estreia

O FC Oliveira do Hospital entrou com uma derrota no Campeonato de Portugal, ao perder …

FC Oliveira do Hospital começa época em Tábua no dia que marca o regresso do Nogueirense ao Campeonato de Portugal

O FC Oliveira do Hospital começa hoje mais uma época no Campeonato de Portugal, integrando …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.