Mas, a garantia dada ao diário on-line do Correio da Beira Serra é de que o impacto é apenas a nível visual, uma vez que não representa qualquer perigo para a saúde pública. À semelhança do que já aconteceu nos concelhos de Tábua e Arganil, a antena faz parte do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) em marcha em território nacional, sob acção do Ministério da Administração Interna (MAI).
Ao diário on-line do CBS, o sargento mor Martins do Destacamento Territorial da GNR da Lousã explicou que o novo equipamento “tem por objectivo melhorar os sistemas de comunicação das forças de segurança nacionais”. Consciente da “confusão” existente na área das comunicações entre GNR, bombeiros, protecção civil e outras forças de segurança, o sargento mor Martins considera que o novo sistema irá “pôr fim nessa bagunça”.
Assegurou que não se trata de nenhuma antena com fins comerciais, como é caso das comunicações móveis privadas. “As pessoas podem estar descansadas, porque não o fizemos sem autorização da Câmara Municipal”, acrescentou, notando que “não é possível ter comunicações sem antenas”.
Concordou com o facto de a antena ser “inestética” quando está em causa o centro da cidade, mas sublinhou que o material usado foi pensado no sentido de “minimizar o impacto visual”. Os trabalhos estão decorrer desde ontem e estão já a ser realizados testes.
De acordo com o sargento mor Martins, até ao final deste ano, a região Centro deverá ficar servida ao nível deste tipo de equipamento. Espera-se que no final de 2008, os trabalhos fiquem concluídos a nível nacional. Para além da colocação de antenas, as forças de seguranças deverão ser também apetrechadas com novos sistemas de rádio de forma faseada.
“Na área de Lisboa já estão a funcionar e a certeza é de que os benefícios são visivelmente maiores do que os prejuízos”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
Pelas suas dimensões, a antena com 30 metros de altura não deixa indiferente os residentes e todos aqueles que passam pela Avenida Dr. Carlos Campos, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital, junto ao posto da GNR local.