Home - Últimas - Município de Arganil concluiu intervenções no rio Alva

Município de Arganil concluiu intervenções no rio Alva

O município de Arganil concluiu os trabalhos de regularização fluvial no rio Alva, destinadas à reabilitação e limpeza das linhas de água nas freguesias de Pomares, Sarzedo, Folques e União das Freguesias de Côja e Barril do Alva. Estas intervenções de proteção dos recursos hídricos, que refletem um investimento na ordem dos 360 mil euros, garantem o escoamento dinâmico na linha de água e minimizam a erosão e o arrastamento de solos.

Numa perspetiva de sustentabilidade, refere um comunicado da autarquia, estes trabalhos conduzem à recuperação e valorização do património fluvial e à preservação da biodiversidade, através do aumento da qualidade da água e do controlo dos episódios de cheias e inundações. Os trabalhos executados no rio Alva, em Côja e no Barril do Alva, nas ribeiras de Folques e de Pomares e na represa do Sarzedo incluíram limpeza, poda e desbaste de árvores e arbustos, ações de consolidação e reperfilamento do leito e taludes marginais, com aplicação de materiais selecionados e adequados provenientes do leito, e a reabilitação de açudes.

“Com os melhoramentos realizados nas linhas de água antes do início da época balnear, as praias e as zonas fluviais do concelho, sempre tão procuradas por quem nos visita, estão agora mais bem preparadas para receber os banhistas”, considera o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa. Esta beneficiação nas linhas de água do concelho, que abrange cerca de quatro quilómetros de extensão, resulta do protocolo celebrado entre o Município de Arganil e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Fundo Ambiental, criado para financiar intervenções de recuperação nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

LEIA TAMBÉM

“O clube não é só de um, é de todos”

No tradicional encontro anual dos núcleos do Sporting, Fernando Tavares Pereira criticou o esquecimento a …

Nature investe 3,6 milhões em Arganil para produzir solução vegetal para tratamento de águas residuais

A Nature, Produtos Orgânicos, S. A., vai investir 3,6 milhões de euros em Arganil numa …