Home - Últimas - Município de Mortágua investe na ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira

Município de Mortágua investe na ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira

O município de Mortágua formalizou ontem a consignação da empreitada de infra-estruturação da 2.ª Ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, acto celebrado com o representante da empresa Vítor Almeida e Filhos, S.A., responsável pela execução dos trabalhos.

A obra, orçada em 4.016.340 euros e com um prazo de execução de 365 dias, integra intervenções no novo loteamento industrial, inclui rede viária e movimentos de terras, sistemas de drenagem de águas pluviais e residuais, redes de abastecimento de água e de incêndios, rede eléctrica e iluminação pública, telecomunicações e rede de gás natural. A área industrial em expansão ocupa 20 hectares, distribuídos por 13 lotes destinados à instalação de empresas, acresce zonas verdes e de protecção que elevam a área total a 29 hectares, conforme o Plano de Pormenor da 2.ª Ampliação do Parque Industrial.

A consignação produz efeitos imediatos, determina o início da contagem do prazo de execução. A autarquia prevê que parte dos trabalhos, nomeadamente desmatação e limpeza dos terrenos, possa avançar ainda este ano, dependendo das condições climatéricas. A montagem do estaleiro e as terraplanagens está programada para Janeiro de 2026.

O investimento global estimado é de cerca de 5 milhões de euros, soma aquisição de terrenos e obras de infra-estruturação. O Município de Mortágua esclarece que tem assegurado um financiamento de 2,5 milhões de euros através do PT2030 e que já investiu cerca de 900 mil euros na aquisição de terrenos, verba saída do Orçamento Municipal.

O Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, considera que a assinatura do contrato “representa um marco importante e um passo determinante no caminho que estamos a fazer, na nossa visão estratégica de construção do futuro de Mortágua”. O autarca afirma que a ampliação permitirá fortalecer a economia local, atrair investimento empresarial, criar emprego e novas oportunidades, sobretudo para jovens qualificados, contribuindo para fixar pessoas e famílias no concelho. Salienta ainda que o investimento municipal em curso, articulado com o que está previsto para a área da habitação, procura responder ao crescimento do tecido empresarial e às necessidades habitacionais dos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM

A GNR apreende 1.971 artigos contrafeitos na feira semanal de Tondela

A Guarda Nacional Republicana anunciou hoje que apreendeu 1.971 artigos contrafeitos na feira semanal de …

CM de Arganil está a recrutar voluntários para receber o Rally de Portugal

O município de Arganil recebe, no dia 8 de Maio, a 59.ª edição do WRC …