Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital ganha candidaturas de 100 mil euros para melhorar acessibilidades em cinco edifícios municipais  

Oliveira do Hospital ganha candidaturas de 100 mil euros para melhorar acessibilidades em cinco edifícios municipais  

O programa “Acessibilidades 360º – Intervenção nos Edifícios Públicos” aprovou um conjunto de candidaturas no valor de 100 mil euros apresentadas pelo município de Oliveira do Hospital, com vista à melhoria das acessibilidades em cinco edifícios municipais. As candidaturas aprovadas dizem respeito a intervenções de melhorias das acessibilidades dos espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), Escola Profissional de Oliveira do Hospital (EPTOLIVA), Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, Pavilhão B da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e do Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

As operações integram um valor global de 95.779,77 euros, dos quais 60.548,84 euros são financiados, ao abrigo do “Acessibilidades 360.º – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos”, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo e da União Europeia, que visa a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso aos serviços públicos.

Com este investimento, o Município de Oliveira do Hospital “pretende assegurar o exercício pleno dos direitos de cidadania das pessoas com necessidades especiais”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo. “Trabalhamos para captar financiamento e para resolver problemas. Existindo em Oliveira do Hospital um conjunto de edifícios públicos a carecer de intervenções deste âmbito, o Município não perdeu esta oportunidade, de procurar de financiamento público, para a modernização destes equipamentos”, acrescenta.

José Francisco Rolo refere ainda que este investimento “é essencial para implementar estratégias, acções e recursos que visem eliminar diversas barreiras intelectuais ou sociais, de forma a permitir um usufruto equitativo e igualitário a toda a população, independentemente das condicionantes que apresentem”.

A intervenção no edifício escolar da ESTGOH, por exemplo, um projecto recentemente concluído, contemplou a melhoria dos acessos para pessoas com mobilidade condicionada, numa obra no valor global de 9.741,03 euros, que tornou aquele edifício mais acessível a um maior número de cidadãos e incidiu na criação de uma nova entrada e percursos acessíveis e a criação de um lugar de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.

O projecto aprovado para a EPTOLIVA no âmbito das Acessibilidades 360º, numa obra no valor de 24.263,19 euros, vai, igualmente, tornar aquele edifício mais acessível, com intervenções que contemplam, por exemplo, a criação de uma plataforma de elevador de escada automática, que vai melhorar as acessibilidades da escola e permitir que, no futuro, alunos com mobilidade reduzida usufruam das instalações.

No Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, as obras a realizar, no valor de 14.759,44 euros, pressupõem a criação de acessos directos aos lugares nas bancadas e a criação de dois lugares de estacionamento.

A obra do Pavilhão B da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, cujo valor é de 8.149,23 euros, vai resolver um conjunto de obstáculos e permitir tornar este equipamento mais acessível, com a adaptação na escada interior de um elevador e do balcão da recepção do edifício.

Já no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, o projecto alvo da candidatura “Acessibilidades 360.º – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos”, tem o valor de 25.866,88 euros e propõe a realização de uma intervenção no primeiro piso daquele edifício, extensível às instalações sanitárias, e no espaço do ringue, com a criação de uma plataforma de elevador de escada automática e de três lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada.

 

LEIA TAMBÉM

Núcleo Sportinguista de Oliveira do Hospital junta adeptos para a final da Taça

O Núcleo Sportinguista de Oliveira do Hospital vai juntar adeptos este domingo para acompanhar em …

Oliveira do Hospital joga no Algarve em jornada importante da fase de subida

O FC Oliveira do Hospital defronta este sábado o Louletano DC, no Estádio Algarve, em …