Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital recebeu equipamentos para produzir fertilizante orgânico

Oliveira do Hospital recebeu equipamentos para produzir fertilizante orgânico

O município de Oliveira do Hospital recebeu hoje um conjunto de equipamentos destinados à compostagem no âmbito do projecto “Bio-Bairros — Da Terra à Terra”. A entrega dos compostores e baldes adaptados à boa prática da gestão de compostagem foi formalizada pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) na presença do presidente da autarquia, José Francisco Rolo e do seu vice-presidente e vereador do Ambiente, Nuno Oliveira.

A iniciativa tem como objectivo incentivar a valorização de resíduos orgânicos na fonte, através do projecto “Biobairros – Da Terra À Terra”, resultando de uma candidatura da AMRPB ao Fundo Ambiental. A compostagem, diga-se, é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por acção de microrganismos na presença de oxigénio. Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.

A distribuição destes equipamentos, que será feita posteriormente junto da comunidade, permitirá a gestão dos biorresíduos produzidos por exemplo nas cozinhas, cantinas e refeitórios, entre outros, quer nas habitações quer em diversas instituições. O envolvimento das comunidades locais, em articulação com os municípios associados da AMRPB, neste desafio “Compostagem: Eu faço!”, será fundamental para a execução deste programa que possibilitará a diminuição dos resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados com impacto directo nas quantidades depositadas em aterro sanitário.

LEIA TAMBÉM

Rua Desembargador António Vasconcelos cortada ao trânsito em Oliveira do Hospital

A rua Desembargador António Vasconcelos, em Oliveira do Hospital, foi hoje ao início da noite …

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …