Pampilhosa da Serra recebe campo experimental para estudo do medronheiro

A aldeia de Signo Samo, no concelho da Pampilhosa da Serra, recebeu ontem um campo experimental dedicado ao estudo do medronheiro (Arbutus unedo). A iniciativa, integrada no projecto Carb2Soil, tem como objectivo testar novos métodos de fertilização e produtividade dos solos, avaliando simultaneamente a capacidade de sequestro de carbono desta espécie.

O projecto, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelo Instituto Politécnico de Coimbra, conta com o contributo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e da empresa Lenda da Beira. No terreno, com uma área aproximada de 7 000 m², foram plantadas cerca de 500 árvores. O ensaio, concebido pela Escola Superior Agrária de Coimbra, visa estudar o desenvolvimento do medronheiro em condições de disponibilidade hídrica reduzida e testar substratos não convencionais, com diferentes combinações e proveniências.

O Carb2Soil envolve mais de 20 parceiros, incluindo agricultores, associações do sector, instituições de ensino superior e organismos regionais, como a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. A gestão administrativo-financeira do projecto está a cargo do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra.

LEIA TAMBÉM

Tondela comprou dez casas e dois terrenos para aumentar oferta de habitação

Dez habitações vão reforçar a oferta habitacional em Tondela. O município adquiriu inicialmente oito casas …

Mangualde: obras de 250 mil euros renovam estrada e rede de água em Aldeia Nova

Cerca de 250 mil euros vão ser investidos na reabilitação do Caminho Municipal 1455 (CM …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.