Home - Desporto - Passeio de remo junta 40 atletas na sua maioria estrangeiros nos rios Dão e Mondego

Passeio de remo junta 40 atletas na sua maioria estrangeiros nos rios Dão e Mondego

Os rios Dão e Mondego serão percorridos, de 15 a 18 de Agosto, por 40 atletas, 90 por cento estrangeiros (oriundos de cinco países), na 21.ª edição do Portugal Rowing Tour, que vai marcar presença, pela primeira vez, no rio Dão, assegurou a organização numa conferência de imprensa em Nelas. Os participantes “remarão cerca de 45 quilómetros, nos rios Mondego e Dão” nas regiões de Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Mangualde, na zona da barragem de Fagilde, “se se mantiverem as condições de navegabilidade”.

“É a primeira vez no Dão, seja no rio como também na região demarcada do vinho. Estamos sempre à procura de criar novas experiências e de novos locais para proporcionar novas experiências aos participantes, já que temos alguns repetentes”, anunciou a directora da prova, Rute Costa, do Ginásio Figueirense, que promove o evento.

Os responsáveis pela organização do evento, o Ginásio Clube Figueirense, da Figueira da Foz, revelou os números deste ano. “São 40 atletas e já não há mais vagas, por uma questão de logística não podemos aceitar mais. O camião que transporta os barcos tem capacidade para oito, e cada um leva cinco” passageiros para o remo, justificou. Dos 40 atletas, “90 por cento são estrangeiros, oriundos da Irlanda, Inglaterra, Holanda, Luxemburgo e Suécia, e alguns são repetentes e aproveitam a participação no ‘tour’ para ficarem mais uns dias, antes ou depois, na região” em que decorre o passeio.

Rute Costa esclareceu que, além do remo, “há outras actividades, nomeadamente para os acompanhantes, que são dez, que têm um programa cultural essencialmente nos concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua, onde ficam hospedados”, na Aguieira.

A directora do evento disse que o passeio “é também uma experiência” na região em que decorre e, por isso, marcando presença na região do Dão, “haverá provas de vinhos e gastronómica”, neste caso em Nelas, na Quinta da Teixuga, Caminhos Cruzados, onde decorreu a apresentação do evento. “Nós gostamos de dar a conhecer novas regiões do Centro, onde estamos e gostamos de mostrar. E gostamos de envolver as populações locais porque nos dão uma perspectiva de turismo diferente e isso é muito importante e é isso que fazemos, defendeu Rute Costa.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, instituição que “apoia desde a primeira edição” o evento, defendeu que “é com estas iniciativas que se dão a conhecer os territórios de baixa densidade e o interior”. “É um evento que se enquadra na estratégia do Turismo Centro de Portugal, porque além do despertar para o turismo para estas regiões, para portugueses e estrangeiros, neste caso, também valorizam o património cultural e a cultura das regiões”, defendeu.

Raul Almeida destacou ainda que “o trabalho de promoção do território como o que faz o Ginásio [Clube] Figueirense é o que também contribui para os números de dormidas e de proveitos cresçam bastante, como tem acontecido nos últimos meses”.

Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, sublinhou a “importância deste tipo de eventos no concelho, situado entre os rios Dão e Mondego, que tem uma vasta área no sector do enoturismo que vale a pena conhecer”. “Os rios têm uma importância imensa nesta região e a especificidade que temos nos nossos vinhos tem precisamente a ver com isso também”, acrescentou Joaquim Amaral.

A conferência de imprensa foi antecedida de uma visita guiada pela adega Caminhos Cruzados, conduzida  pelo coordenador de enoturismo na empresa, por Luís Filipe, e foi seguida de um almoço, confeccionado pelo chef Miguel Vidal.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas provocam quedas de taludes e inundações no concelho de Seia

A persistente instabilidade meteorológica registada nos últimos dias tem causado saturação dos solos em todo …

CM Arganil

Município de Arganil renovou Compromisso Pagamento Pontual pelo 12.º ano consecutivo

O município de Arganil voltou a ser distinguido, no início de 2026, com a renovação …