Home - Últimas - Passeio expedicionário percorre a Serra da Estrela pelos trilhos da expedição científica de 1881

Passeio expedicionário percorre a Serra da Estrela pelos trilhos da expedição científica de 1881

Caminhada organizada pela Câmara de Seia revisita os trilhos da histórica expedição científica de 1881 à Serra da Estrela. Iniciativa decorre a 2 de Agosto e contará com interpretação histórica e ambiental ao longo de oito quilómetros.

O município de Seia promove, no próximo dia 2 de Agosto, uma nova edição do Passeio Expedicionário à Serra da Estrela, sob o mote “Vamos aos Cântaros”. A iniciativa convida os participantes a revisitar alguns dos locais emblemáticos cartografados durante a histórica Expedição Científica à Serra da Estrela, organizada em 1881 pela Sociedade de Geografia de Lisboa.

Com início na Torre, o percurso pedonal tem uma extensão de cerca de oito quilómetros e desenrola-se no planalto superior da serra. A caminhada será interpretada pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora da obra “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento — A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, publicada em 2022 pela autarquia de Seia.

A actividade é promovida pelo município de Seia, com interpretação científica e ambiental assegurada pelos técnicos do CISE — Centro de Interpretação da Serra da Estrela e pela referida investigadora. O percurso inclui a passagem por diversos pontos de reconhecido valor natural e histórico, como o Covão das Quelhas, Covão de Alva, Covão da Estrela, Covão da Azenha, Covão do Boi e os icónicos Cântaros.

Ao longo do passeio, serão evocadas histórias, curiosidades e episódios sobre a expedição pioneira de há 143 anos, que permitiu revelar e documentar, de forma inédita, as múltiplas dimensões da Serra da Estrela — geográfica, climática, orográfica, antropológica, etnográfica, arqueológica e médica.

Resultado de um esforço colectivo de académicos e investigadores da época, a expedição de 1881 constituiu um marco na história da ciência em Portugal, deixando um legado de conhecimento que continua a inspirar quem estuda e vive apaixonadamente este território singular.

LEIA TAMBÉM

Suspeito de roubar automóvel em stand detido em Nelas fica em prisão preventiva

Um homem de 28 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido pela …

Arganil tem quatro praias fluviais com bandeira “Praia Acessível”

As praias fluviais de Côja, Pomares e Benfeita voltaram a hastear a bandeira “Praia Acessível …