A peça “ARTE”, da dramaturga francesa Yasmina Reza, sobe ao palco da Casa da Cultura de Santa Comba Dão no dia 19 de Setembro, às 21h30, com encenação de António Pires e interpretação de Cristóvão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo. O espectáculo tem uma duração aproximada de 90 minutos e é destinado a maiores de 14 anos.
A história acompanha três amigos, Sérgio, Marco e Ivo, cuja relação começa a ser posta à prova depois de Sérgio comprar um quadro totalmente branco, com riscas brancas, assinado por um conceituado artista contemporâneo. Marco não esconde a incredulidade perante a aquisição, enquanto Ivo tenta, sem grande sucesso, assumir o papel de mediador.
A discussão em torno do quadro rapidamente deixa de ser apenas uma divergência sobre gostos artísticos. Ressentimentos antigos, diferenças de opinião e algumas revelações fazem subir à superfície conflitos que acabam por pôr em causa uma amizade construída ao longo de vários anos.
Escrita com humor, “ARTE” explora as relações de amizade, o ego e a dificuldade em aceitar diferentes formas de olhar para a mesma realidade. A peça parte de uma situação aparentemente banal para abordar questões como o conflito, a subjectividade do gosto e a aceitação da diferença. A produção da Força de Produção assinala que a obra se tornou um fenómeno internacional desde a estreia em Paris, em 1994.
A sessão em Santa Comba Dão integra a programação da Casa da Cultura 2024/2027, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pelo Município em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão e com financiamento da Direcção-Geral das Artes. Faz também parte do programa do 12.º Festival de Teatro do Rojão Grande, numa parceria com a Casa da Cultura.
Os bilhetes custam 15 euros e podem ser adquiridos na bilheteira da Casa da Cultura de Santa Comba Dão ou através da plataforma BOL.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

