Home - Últimas - Penacova mobiliza jovens voluntários para vigilância das florestas durante o Verão

Penacova mobiliza jovens voluntários para vigilância das florestas durante o Verão

O concelho de Penacova vai contar, entre 29 de Junho e 7 de Agosto, com jovens voluntários envolvidos em acções de vigilância florestal, prevenção de incêndios e sensibilização ambiental, no âmbito do programa “Penacova Protegida”.

A iniciativa terá como principais áreas de intervenção algumas das zonas de maior valor ecológico e turístico do município, incluindo as margens dos rios Mondego e Alva, as praias fluviais do Reconquinho e do Vimieiro, a Serra da Atalhada, os Moinhos da Serra de Gavinhos, a freguesia de Lorvão e vários percursos pedestres e trilhos sinalizados.

Promovido nacionalmente pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e operacionalizado localmente pela Câmara Municipal de Penacova, o programa decorre em duas fases: a primeira entre 29 de Junho e 20 de Julho e a segunda entre 20 de Julho e 7 de Agosto.

O presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, considera que o envolvimento dos jovens é uma componente importante da estratégia de protecção do património natural do concelho. “Gera um duplo benefício: garante uma resposta mais robusta na protecção dos ecossistemas locais durante o período crítico e molda cidadãos mais conscientes e activos”, afirmou o autarca.

Além da vigilância florestal, os participantes serão envolvidos em trabalhos de limpeza e manutenção de espaços naturais, controlo de espécies invasoras e acções de sensibilização ambiental junto de residentes e visitantes.

Álvaro Coimbra destacou também a dimensão social da iniciativa, defendendo que a presença dos voluntários no terreno contribui para reforçar a proximidade com populações mais isoladas.

“A presença destes jovens ajuda a combater o isolamento de algumas comunidades mais dispersas do concelho e promove um diálogo intergeracional de extrema importância”, sustentou.

O programa destina-se a jovens inscritos na plataforma de voluntariado do IPDJ. Cada projecto terá uma duração mínima de 15 dias e uma carga horária diária até cinco horas.

Os participantes terão direito a formação específica, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, certificado de participação e uma bolsa diária de 13 euros.

LEIA TAMBÉM

Seia recebe Campeonato Nacional de BTT Marathon

Os melhores atletas nacionais de BTT vão disputar em Seia, no próximo dia 14 de …

António Campos integra grupo que pede suspensão das eleições do PS Coimbra

O fundador do Partido Socialista António Campos, natural de Oliveira do Hospital, integra o grupo …