Iniciativa representa um investimento de 3,5 milhões de euros da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, financiado por fundos europeus.
O projecto piloto de recolha porta-a-porta de biorresíduos alimentares, que representa um investimento de 3,5 milhões de euros, vai arrancar no concelho de Tondela a 3 de Novembro, sob o lema “Sou resto mais ainda presto”.
Com o objectivo de assegurar a correcta separação dos resíduos orgânicos, o novo serviço vai abranger, nesta primeira fase, 129 produtores domésticos e 50 produtores não domésticos, incluindo cafés, restaurantes e cantinas escolares.
Todos os beneficiários receberão um contentor castanho para depositar restos de comida, legumes, fruta, carne, peixe, ovos, pão, borras de café e até saquetas de chá, materiais que actualmente representam cerca de 40 por cento do lixo colocado nos contentores indiferenciados.
Os produtores não domésticos terão ao dispor um caixote de 120 litros, enquanto os restantes utilizadores receberão um recipiente mais pequeno, com capacidade para 10 litros. A adesão ao serviço é gratuita.
Nesta fase inicial, o “Sou resto mais ainda presto” será implementado nas zonas com maior densidade populacional do concelho, abrangendo três áreas: a Quinta da Ínsua (49 casas), a Quinta do Espinheiro (35) e a Urbanização Bela Vista e Rua Frei Bernardo Castelo Branco (45).
A recolha e o tratamento dos biorresíduos estarão a cargo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB). Os caixotes dos produtores não domésticos serão recolhidos três vezes por semana e os dos domésticos duas. Cada utilizador deverá deixar o contentor à porta nos dias de recolha.
De acordo com as estimativas, no primeiro ano de funcionamento deverão ser recolhidas cerca de 184 toneladas de biorresíduos em Tondela. O material recolhido será tratado nas instalações do Planalto Beirão, transformando-se em biogás para produção de electricidade ou em fertilizante, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para a economia circular.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc