Home - Últimas - Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar com inscrições abertas até 30 de Novembro

Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar com inscrições abertas até 30 de Novembro

O município de Tondela apresenta uma nova edição do concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”. As inscrições encontram-se abertas até 30 de Novembro. A iniciativa cumpre a 13.º edição e pretende dinamizar a decoração de rotundas, espaços verdes e do Parque Urbano da Cidade de Tondela durante a época natalícia.

A Câmara Municipal promove esta acção com vários objectivos: a sensibilização ambiental dirigida a alunos e população em geral, o estímulo ao gosto pela arte como elemento de desenvolvimento pessoal e comunitário, o incentivo à criatividade através da reutilização de materiais, o envolvimento das escolas e do movimento associativo e social do concelho, o reconhecimento de projectos inovadores e, ainda, o embelezamento do concelho na quadra festiva.

Ao concurso podem concorrer alunos de todas as escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário e profissional, agrupamentos de escuteiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social e o movimento associativo concelhio.

Os trabalhos devem estar concluídos e montados até 8 de Dezembro, podendo ser apreciados pelo público entre 9 de Dezembro de 2025 e 9 de Janeiro de 2026. Na criação dos presépios e das árvores de Natal é obrigatória a utilização de materiais reciclados, plásticos, metais, panos, borracha, vidro, cortiça, tecido, pinhas, folhas secas ou pneus, entre outros. As peças, expostas no exterior, têm de apresentar resistência às condições climatéricas mais adversas.

Cada trabalho deve estar devidamente identificado, condição necessária para permanecer na competição. As árvores de Natal serão instaladas no Parque Urbano de Tondela, os presépios ficarão nas freguesias das instituições participantes.

O júri avaliará as propostas tendo em conta o valor artístico, a utilização de materiais reciclados e objectos reutilizáveis, a dimensão e o enquadramento no local de exposição, bem como a criatividade e originalidade. Os três melhores presépios e as três melhores árvores de Natal receberão prémios, 350 euros para os primeiros classificados, 300 euros para os segundos e 250 euros para os terceiros. Os restantes participantes poderão receber um prémio de participação até 150 euros.

LEIA TAMBÉM

Abatimento no cemitério de Midões provoca danos em campas

O cemitério de Midões, no concelho de Tábua, registou hoje um abatimento de terras, situação …

Infra-estruturas de Portugal corta trânsito na EN342 entre Arganil e Góis

A Infra-estruturas de Portugal (IP) procedeu hoje ao corte do trânsito na EN342, no troço …