Verificando que dos 500 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) disponíveis para a região Centro, apenas há 184 milhões candidatados e destes, apenas 24 milhões estão no terreno, o secretário de Estado da Administração Local lamentou, ontem, a “baixa execução” verificada, considerando que – conforme noticia o Diário de Coimbra – se trata de um valor que “está muito aquém do valor global que pode ser disponibilizado”.
A participar na inauguração do novo edifício da autarquia de Condeixa-a-Nova, José Junqueiro desafiou os municípios a aproveitarem a oportunidade, garantindo que estão reunidas todas as condições.
“Depende agora da capacidade das autarquias”, sustentou o governante, explicando que, depois da assinatura do protocolo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, os processos foram agilizados e simplificados, tal como defendiam os municípios, o que, até então, poderia justificar a falta de candidaturas já que as comparticipações eram muito baixas.
Para além disso, referiu que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a fazer “pagamentos a menos de 30 dias”. “Estamos apenas à espera dos projectos que possam ser adjudicados”, disse o governante, informando que o apoio vai ser dado de acordo com a “ordem de chegada”, ou seja, as primeiras autarquias a apresentar projectos serão as primeiras a avançar para a sua concretização.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc