“Sabendo-se de antemão da situação de falência da chamada Liga Profissional, fazia todo o sentido que o Sampaense Basket tomasse a iniciativa de provocar uma reunião de clubes com a FPB, uma vez que as preocupações eram mais que evidentes, pois no nosso entender a FPB não deveria ficar à espera que os Campeonatos chegassem ao fim para só depois serem tomadas posições relativamente ao que fazer com os clubes oriundos da Liga UZO e os clubes a militar na Proliga”, refere o presidente do clube, Vítor Duarte, no comunicado disponibilizado no sítio de internet do clube.
Alegando que com a proposta da FPB – “a qual passará por dois níveis de competição (Liga 1 e 2), com oito clubes vindos da Liga Uzo mais quatro clubes oriundos da PROLIGA – o Sampaense “poderá ser relegado para o nível 2”, Vítor Duarte esclarece que – nesse cenário – “seria um dos clubes mais prejudicados, atendendo ao seu historial e essencialmente pelo que fez em prol do basquetebol nestes últimos anos”.
Contudo – e como nada está ainda decidido –, Duarte adverte desde já que, “na eventualidade de poder haver dois níveis de competição, o Sampaense quer vir a participar no primeiro nível do basquetebol nacional, sob a égide da FPB”.
Entretanto, segundo esclarece também a página oficial do clube, “no seguimento da preparação da próxima época, após terminar o vínculo com Francisco Gradeço, por motivos pessoais do treinador que comandou a equipa na última metade da temporada passada, o Sampaense Basket já encontrou o novo treinador para o plantel principal.
Emanuel Seco, ex-treinador do Sangalhos, aceitou o convite feito pelo Sampaense e será ele que tomará o comando do plantel na época de 2008/09. Emanuel Seco é um treinador experiente e já representou na sua carreira clubes como o Aveiro Basket, Esgueira e Sangalhos, onde já conquistou o título de campeão nacional.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc