Home - Últimas - Secretário de Estado das Florestas reforçou em Nelas o apoio a projectos de sustentabilidade florestal e desenvolvimento regional

Secretário de Estado das Florestas reforçou em Nelas o apoio a projectos de sustentabilidade florestal e desenvolvimento regional

O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, visitou ontem o concelho de Nelas e manifestou a disponibilidade do Governo em apoiar a recentralização da gestão florestal, realçando a necessidade de políticas que reduzam os riscos ambientais nos próximos anos. Durante o encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, destacou a o potencial do projecto da Quinta da Cerca e sublinhou que a visão do município passa por potencializar e dinamizar este projecto, transformando-o num exemplo de sustentabilidade e inovação, capaz de atrair investimento e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.

O secretário de Estado Rui Ladeira manifestou a disponibilidade do Governo em apoiar a recentralização da gestão florestal, realçando a necessidade de políticas que reduzam os riscos ambientais nos próximos anos. Demonstrou também interesse em acompanhar de perto o projecto da Quinta da Cerca, especialmente devido à sua potencialidade pedagógica. Após a recepção oficial, Rui Ladeira visitou a Quinta da Cerca e no local foram debatidos futuros projectos, que podem passar desde reflorestação à abertura do espaço ao público com uma vertente pedagógica. Discutiram-se ainda possíveis linhas financiamento.

O governante deslocou-se à Freguesia de Senhorim, nomeadamente às zonas afectadas pelo incêndio de 2023 e terminou o dia com um jantar vínico no Mercado Municipal de Nelas, onde o Secretário de Estado presidiu a sessão e reiterou a importância da colaboração entre as autarquias e o Governo para o sucesso das políticas florestais e agrícolas.

Este jantar, que é uma tradição recuperada da Feira do Vinho do Dão, contou com cerca de 80 participantes, entre entidades, produtores e parceiros desta trigésima terceira edição. Durante a noite foram homenageados os Enólogos António Pais, Eurico Amaral e, a título póstumo, Horácio Ramos, numa cerimónia conduzida pelo Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, Arquitecto José Perdigão.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Carregal do Sal reabilita posto da GNR por cerca de 140 mil euros

A Câmara Municipal de Carregal do Sal vai reabilitar o Posto Territorial da GNR local, …

Festival literário ELOS regressa a Nelas “com programa para toda a comunidade”

O município de Nelas promove, entre 17 e 24 de Abril, a edição de 2026 …