Home - Sociedade - Segunda-feira marcada pelo aumento da temperatura e os riscos de radiação ultravioleta
sol

Segunda-feira marcada pelo aumento da temperatura e os riscos de radiação ultravioleta

Com o regresso do calor aumentam as preocupações com a exposição à radiação ultravioleta. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página na Internet, informa que quase todo o país apresenta hoje risco muito alto e alto, entre as zonas de risco estão as regiões de Coimbra e Guarda. O dia de hoje ficará marcado pelo aumento da temperatura.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até final da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada estão com níveis altos de radiação ultravioleta. Por isso, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas provocam quedas de taludes e inundações no concelho de Seia

A persistente instabilidade meteorológica registada nos últimos dias tem causado saturação dos solos em todo …

CM Arganil

Município de Arganil renovou Compromisso Pagamento Pontual pelo 12.º ano consecutivo

O município de Arganil voltou a ser distinguido, no início de 2026, com a renovação …