A Sonae Arauco, um dos principais fabricantes mundiais de painéis derivados de madeira, está a investir cerca de 50 milhões de euros na sua unidade de Oliveira do Hospital, 40 milhões em 2025, com o objectivo de reforçar a competitividade e a sustentabilidade das suas operações, potenciar as exportações e contribuir para a comunidade. Este investimento inclui o parque fotovoltaico a instalar no vale do Alva, um projecto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 9 milhões de euros, que terá de estar concluído até Dezembro. O objectivo, segundo os responsáveis da empresa é transformar a unidade de Oliveira do Hospital numa referência mundial na produção de aglomerados de madeira.
A aposta da empresa abrange diversas áreas estratégicas, nomeadamente a economia circular, a descarbonização e a eficiência operacional, bem como a reflorestação e recuperação de zonas afectadas por incêndios. No âmbito da descarbonização, a Sonae Arauco assumiu o compromisso global de reduzir as emissões de dióxido de carbono (de âmbito 1 e 2) em 59 por cento até 2029. Em Oliveira do Hospital, com a instalação do parque fotovoltaico, a empresa vai produzir cerca de 30 por cento das necessidades energéticas da unidade.
A eficiência operacional é outro dos pilares desta estratégia. A empresa está a construir dois novos armazéns, que irão reforçar a capacidade de entrega e melhorar os processos logísticos. A digitalização e automação destes espaços, bem como de parte do processo produtivo, vão permitir ganhos de eficiência e reduzir o impacto ambiental das operações.
Na área da economia circular, a Sonae Arauco tem vindo a aumentar a incorporação de madeira reciclada nos seus produtos. Recentemente, investiu numa linha de pré-triturado ( investimento de dez milhões de euros em 2’024) que já está a permitir elevar essa capacidade, com a meta de atingir 85 por cento por cento em 2026. Paralelamente, a empresa está a desenvolver uma tecnologia inovadora para separar o MDF da estilha reciclada, facilitando a reutilização destes materiais e reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no sector.
O CEO da Sonae Arauco, Rui Correia, sublinha a importância destes investimentos para o futuro da unidade de Oliveira do Hospital. “Os projectos em curso vão tornar esta unidade numa referência mundial no sector. Estamos a investir na transição verde e digital para fortalecer a sua competitividade e assegurar a sua sustentabilidade. Ao mesmo tempo, mantemos o compromisso com a comunidade local, contribuindo para a criação de valor económico e social, e para a melhoria do território e da floresta”, frisou.
A preocupação com a preservação ambiental reflecte-se também nas acções de reflorestação e recuperação de áreas ardidas. A empresa já gere uma área afectada pelos incêndios de 2017 no Vale da Macieira e está a negociar o arrendamento e intervenção numa nova área de 50 hectares na freguesia de São Gião. O projecto prevê o controlo de espécies invasoras, a redução do risco de incêndios, a gestão do pinhal existente, a recuperação de linhas de água e a plantação de folhosas.
A Sonae Arauco, refere a empresa, é um dos principais motores económicos da região, sendo um dos maiores empregadores do concelho, com mais de 200 postos de trabalho directos e cerca de 600 empregos indirectos. A produção da unidade de Oliveira do Hospital destina-se maioritariamente ao mercado europeu, reforçando a presença internacional da empresa.
O Plant Manager da unidade, José António Silva, destaca o impacto do investimento: “Oliveira do Hospital tem um papel central na estratégia do grupo. Estamos a apostar em projectos inovadores e sustentáveis que nos colocam na vanguarda do sector e garantem a diferenciação da nossa oferta, através da inovação, do design e da sustentabilidade”.
A Sonae Arauco, recorde-se, é uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira. “O compromisso da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável abrange a valorização da madeira com certificação florestal, um modelo de bio economia circular e a integração contínua de madeira reciclada no processo industrial”, refere uma nota da empresa.
O portefólio da Sonae Arauco contempla uma vasta gama de produtos que cobrem as diversas necessidades dos sectores do mobiliário, design de interiores e construção, da mais standard à mais exigente do ponto de vista técnico, comercializados sob as marcas Core & Technical® e Agepan® System, assim como uma gama alargada de produtos decorativos da marca Innovus®.
A empresa nasceu de uma joint-venture entre dois importantes players mundiais do sector da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais longe e uma visão de longo-prazo do negócio. Actualmente, a empresa conta com cerca de 2.600 colaboradores em 9 países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos), 23 unidades industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em 70 países.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc