Relacionados
Praia fluvial de São Sebastião da Feira reabre após análises confirmarem qualidade da água
1 de Agosto de 2026
Operação da PJ com diligências em Oliveira do Hospital e Guarda leva à detenção de sete suspeitos
30 de Julho de 2026
FC Oliveira do Hospital recebe o Sourense, AD Nogueirense defronta a Naval 1893, Fornos de Algodres joga em casa com o Marialvas e Guarda FC visita o Académico do Fundão
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teve de corrigir o sorteio da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal 2026/27, realizado esta segunda-feira, depois de ter confundido a AD Nogueirense, da Associação de Futebol de Coimbra (concelho de Oliveira do Hospital), com a U. Nogueirense, da Associação de Futebol do Porto. O lapso alterou os emparelhamentos da Série E, onde estão inseridas as equipas da região.
Após a correcção, o FC Oliveira do Hospital, do Campeonato de Portugal, vai receber o GD Sourense, dos campeonatos distritais. A AD Nogueirense mede forças, em casa, com a Naval 1893, num duelo entre equipas do Campeonato de Portugal.
Também o Fornos de Algodres joga perante os seus adeptos, recebendo o Marialvas, enquanto o Guarda FC é a única equipa da região a atuar fora de portas, deslocando-se ao terreno do Académico do Fundão.
Os encontros da 1.ª eliminatória estão agendados para os dias 29 e 30 de Agosto.
O erro surgiu quando a AD Nogueirense foi colocada, por engano, na série correspondente à U. Nogueirense, da Associação de Futebol do Porto, originando emparelhamentos incompatíveis com a distribuição geográfica definida para esta fase da competição. A Federação Portuguesa de Futebol corrigiu posteriormente a situação, reorganizando os clubes nas respetivas séries, sem necessidade de repetir o sorteio.
Também já ficaram definidos os emparelhamentos da 2.ª eliminatória, marcada para 19 e 20 de Setembro e na qual entram os clubes da II Liga.
Caso elimine o Sourense, o FC Oliveira do Hospital defrontará o vencedor do encontro entre o Grupo União Sport e o Juventude Sport Clube.
Se vencer a Naval 1893, a AD Nogueirense terá pela frente o Felgueiras, da II Liga.
O vencedor do duelo entre o Académico do Fundão e o Guarda FC jogará com o Desportivo de Chaves.
Já o vencedor do encontro entre o Fornos de Algodres e o Marialvas defrontará a AD Ovarense.
A edição de 2026/27 da Taça de Portugal reúne 146 clubes. A 1.ª eliminatória envolve 94 equipas dos campeonatos distritais, do Campeonato de Portugal e da Liga 3. Na 2.ª eliminatória entram as formações da II Liga, enquanto os clubes da I Liga apenas iniciam a participação na 3.ª ronda.
Troca de “Nogueirenses” alterou emparelhamentos
O sorteio da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal ficou marcado por um lapso na identificação de dois clubes com nomes semelhantes. A AD Nogueirense, da Associação de Futebol de Coimbra, foi confundida com a U. Nogueirense, da Associação de Futebol do Porto, surgindo inicialmente numa série que não lhe correspondia.
O erro levou à divulgação de emparelhamentos incorrectos, incompatíveis com a distribuição geográfica definida para esta fase da prova.
Depois de detectado o lapso, a Federação Portuguesa de Futebol reorganizou os clubes nas respectivas séries, mantendo a ordem de saída das bolas, pelo que não foi necessário repetir o sorteio.
Com a correcção, a AD Nogueirense passou a defrontar a Naval 1893, enquanto a U. Nogueirense ficou emparelhada com o Maria da Fonte.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
