A Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões registou em 2025 um aumento do número de nascimentos, com Tondela e Mangualde acima da centena de bebés, Nelas próximo desse patamar e Mortágua entre os concelhos com números mais baixos, num total de 1.946 nascimentos.
Em nota de imprensa, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões indica que o valor agora apurado representa um crescimento face a 2024, ano em que se tinham registado 1.829 nascimentos, o que corresponde a um aumento de seis pontos percentuais.
De acordo com os dados do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões, apurados com base na residência da mãe, o concelho com maior número de bebés registados foi o de Viseu, com 793 nascimentos.
Ainda no distrito de Viseu, Tondela surge como o segundo concelho com mais nascimentos, num total de 142, seguido de Mangualde, com 129 bebés registados ao longo do ano. Abaixo da centena aparece Nelas, com 98 crianças, enquanto São Pedro do Sul e Vouzela registaram ambos 71 nascimentos.
Entre os concelhos com números mais baixos, Mortágua contabilizou dois nascimentos, o mesmo valor registado em Cinfães, Resende e Tarouca. Tabuaço teve três bebés, Lamego quatro e São João da Pesqueira oito. O concelho de Armamar não registou qualquer nascimento em 2025.
Fora do distrito de Viseu, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões registou 159 nascimentos de mães residentes no distrito da Guarda. Houve ainda registos provenientes dos distritos de Coimbra, com 15 nascimentos, Aveiro e Lisboa, com sete cada, Castelo Branco, Porto e Setúbal, com três, e Leiria e Santarém, com um nascimento cada. Foram ainda registados dois bebés cujo distrito de residência não foi indicado.
Segundo a administração hospitalar, “este aumento confirma a tendência de subida de nascimentos nos últimos cinco anos na ULS Viseu Dão-Lafões”, lembrando que em 2021 se registaram 1.710 nascimentos, em 2022 um total de 1.793 e em 2023 um total de 1.810.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc