Home - Desporto - Alva Skate Fest regressa com atletas de 15 países e etapa inaugural do Europeu de Skate Downhill

Alva Skate Fest regressa com atletas de 15 países e etapa inaugural do Europeu de Skate Downhill

Evento desportivo decorre nos dias 24 e 25 de Maio, entre o Senhor das Almas e São Sebastião da Feira. Presidente da câmara destaca-o como “marca distintiva” de Oliveira do Hospital. Competição integra este ano a primeira etapa do Euro Tour e conta com o campeão do mundo.

A estrada municipal entre o Senhor das Almas e São Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital, volta a receber nos dias 24 e 25 de Maio o Alva Skate Fest, um evento internacional de desportos de gravidade que reúne 120 atletas de 15 nacionalidades, incluindo o campeão do mundo de skate downhill.

A edição deste ano integra pela primeira vez o Euro Tour do campeonato da Europa de Skate Downhill, reforçando o posicionamento competitivo e internacional desta prova, considerada uma das mais exigentes do circuito europeu. A organização está a cargo da Portugal Longskate, em parceria com o município de Oliveira do Hospital, a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e as Aldeias do Xisto.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada a 20 de Maio, o presidente da câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, classificou o Alva Skate Fest como “uma marca distintiva de Oliveira do Hospital, do Vale do Alva e das Aldeias do Xisto”, sublinhando que se trata de um evento “único, inimitável e distintivo”, procurado pelos atletas não só pela qualidade técnica da pista, mas também pelo espírito de comunidade que se vive no território.

Segundo o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, trata-se de uma iniciativa que “tem vindo a crescer ano após ano” e que se posiciona hoje como “uma oferta diferenciadora”. “É a Fórmula 1 dos skates”, afirmou. Também Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, destacou a importância do evento para o interior: “Aqui também se fazem eventos diferenciadores”.

O presidente da Portugal Longskate, Jorge Pernes, por seu lado, salientou a evolução “orgânica” do festival e destacou a qualidade da descida que recebe os “cavaleiros do asfalto”. “É uma descida especial, completa, com bom asfalto”, frisou, sublinhando que as condições do percurso garantem segurança e intensidade à competição.

Do lado das Aldeias do Xisto, Catarina Almeida defendeu o potencial turístico do evento e realçou o seu “impacto ambiental quase residual”. A prova integra o programa Xclusive Xisto, plataforma de experiências dinamizada por esta entidade.

Além da vertente desportiva, o evento, segundo a autarquia, pretende valorizar o património natural e cultural de Oliveira do Hospital. Realiza-se num dos cenários paisagísticos mais marcantes do concelho, com vista para a serra da Estrela, a serra do Açor e o vale do Alva. A organização destaca ainda o impacto económico local, nomeadamente na promoção das artes, dos ofícios e da hotelaria da região.

LEIA TAMBÉM

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …

EN 230 reaberta ao trânsito em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital informou ontem, pelas 23h30, que a EN 230 já …