Home - Últimas - Concerto da Filarmónica 1.º de Janeiro encerra edição de 2025 do Filarmonias em Santiago

Concerto da Filarmónica 1.º de Janeiro encerra edição de 2025 do Filarmonias em Santiago

Último espectáculo do ciclo promovido pelo município de Seia realiza-se no próximo domingo, 19 de Outubro, no Mirante de Santo Amaro

O ciclo Filarmonias 2025 encerra no próximo domingo, 19 de Outubro de 2025, pelas 15h30, com o concerto da Filarmónica 1.º de Janeiro, de Carragozela, que terá lugar no Mirante de Santo Amaro, em Santiago, no concelho de Seia.

Segundo o município de Seia, aquela banda, fundada em Janeiro de 1872, “tem sido um pilar da vida cultural da freguesia de Carragozela e das localidades vizinhas, formando sucessivas gerações de músicos ao longo de mais de 150 anos de história”.

A autarquia recorda que o Filarmonias 2025 começou com a actuação da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, em parceria com o projecto OMIRI, e prosseguiu com concertos da Banda Academia de Santa Cecília, da Banda Torroselense Estrela de Alva com Rita Guerra e da própria Sociedade Musical Estrela da Beira.

De acordo com o comunicado do município, o Filarmonias “procura aproximar as bandas dos territórios que representam, reforçando a descentralização cultural e o envolvimento das comunidades”.

Criado em 2022, o projecto tem como objectivo “valorizar e divulgar o trabalho das cinco bandas filarmónicas do concelho de Seia, quase todas com uma história centenária”. No mesmo comunicado, a autarquia salienta que “mais do que formações musicais, estas filarmónicas são autênticas escolas de música e de cidadania, pilares do património cultural e símbolos identitários das comunidades que representam”.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …