Crato diz que portugueses teriam de “trabalhar mais de um ano sem comer” para pagar a dívida

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que na noite desta segunda-feira esteve em Ovar numa sessão de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado para 2014, garante que não é através da injeção de dinheiro na economia que o país cresce.

“A pura injeção de dinheiro na economia provoca distorção no sistema produtivo. A economia recupera quando há trabalho bem orientado e quando se consegue ser competitivo”, referi o governante.

Para Nuno Crato, os sinais “ténues” de crescimento não podem ser ignorados. “Portugal entrou numa espiral responsável”, refere. Mas antes, o governante lembrou que, neste momento, os portugueses teriam de “trabalhar mais de um ano sem comer e sem utilizar transportes só para pagar a dívida”.

“Estamos no sistema monetário do euro, não temos uma máquina de imprimir dinheiro”, avisa o ministro, que faz questão de lembrar os sinais positivos.

Também em Ovar, Marco António Costa acusou o PS de se fechar ao diálogo. “O PS fechou-se dentro de um casulo e recusa permanentemente o diálogo”, disse o porta-voz do PSD, insistindo que vai convidar os socialistas para debaterem o Orçamento do Estado. “O PS tem de abandonar esta posição de auto-isolamento e de total indisponibilidade para o diálogo”, acrescentou Marco António, argumentando que em nenhum outro país europeu o maior partido da oposição se comporta como o partido de António José Seguro.

“Que enigma é este que faz com que o PS tenha um bloqueio psicológico para reconhecer a verdade?”, questionou o social-democrata.

Depois das intervenções do ministro e de Marco António Costa, a sessão de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado prosseguiu sem os jornalistas no interior da sala, por indicações do PSD.

publico.pt

LEIA TAMBÉM

Tondela aprovou mais de 222 mil euros de apoios a entidades do concelho

A Câmara Municipal de Tondela aprovou, esta terça-feira, apoios financeiros a várias entidades do concelho, …

Fornos de Algodres passa a integra rede Rural Move para atrair novos residentes e investimento

O Município de Fornos de Algodres passou a integrar a Rural Move, rede nacional dedicada …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.