Home - Últimas - Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos levou investigadores de cinco países a Nelas

Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos levou investigadores de cinco países a Nelas

O concelho de Nelas integrou o programa do XXVI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos, acolhendo uma jornada de campo que deu a conhecer o património literário, vitivinícola e etnográfico do território a investigadores e académicos de vários países.

A visita inseriu-se na edição deste ano do curso, que decorreu entre Coimbra, Guarda e Salamanca e reuniu cerca de uma centena de comunicações de investigadores de universidades e instituições de Portugal, Espanha, Brasil, Itália e Angola.

O programa começou na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, onde os participantes tiveram contacto com a exposição itinerante da Rota do Megalitismo. Seguiu-se o percurso literário urbano dedicado a António Lobo Antunes, que deu a conhecer a ligação do escritor ao concelho.

Na recepção à comitiva, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, afirmou que era “uma honra” receber o Curso de Verão, destacando Nelas como “um território onde a cultura, a identidade literária e o património natural e edificado se cruzam de forma única”.

A jornada prosseguiu no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, actualmente em requalificação e que este ano assinala 120 anos de existência. A visita permitiu abordar o papel da vitivinicultura no desenvolvimento económico da região e o trabalho de investigação realizado naquele espaço.

O percurso terminou nos Moinhos do Castelo, em Senhorim, integrados na Rota dos Moinhos de Portugal, onde os participantes contactaram com o património molinológico e a gastronomia associada à paisagem rural.

Segundo a Câmara Municipal de Nelas, a participação no programa do Centro de Estudos Ibéricos permitiu dar a conhecer alguns dos recursos patrimoniais, culturais e naturais do concelho a investigadores de diferentes universidades e instituições.

O XXVI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos é promovido pelo CEI, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico da Guarda.

LEIA TAMBÉM

Seia distinguiu oito personalidades e instituições e premiou 18 alunos nos 40 anos da cidade

O Município de Seia assinalou esta sexta-feira o 40.º aniversário da elevação da vila a …

IP3 com cortes nocturnos em Tondela durante três noites

O troço do Itinerário Principal 3 (IP3) entre os nós de Tondela Sul e de …