Então, o título “meteorito” ocorreu-me logo no momento em que “esbarrei” naquela insólita “caixa negra” enxertada, ali, em plena rua, logo abaixo da “Casa da Cultura César de Oliveira”, em Oliveira do Hospital.
Já viram ? Então, se quiserem, vão ver e interroguem-se também. De onde é que aquela “caixa negra” veio e por que razão ali foi enxertada ?!
Será “poluição extraterrestre” transformada em estorvo urbano ?
Sim, talvez seja um objecto enegrecido se calhar por ter atravessado (a “travar”…) a atmosfera terrestre, quiçá um meteorito, até parar ali cravado no chão da rua… Ora, qualquer que seja a enigmática razão para o seu aparecimento, em vez de se transformar em forte atractivo para as Pessoas, a “coisa” vai permanecer um grande “paralelepípedo” negro feito grande estorvo urbano !
Sim, “aquilo”, o que quer que seja e para o que sirva, é um estorvo, incómodo e inestético. Um “abscesso negro” dentro do contexto urbanístico !
Enterrar o estorvo urbano.
Pois ao que parece, o estorvo vai servir para alojar no seu bojo geométrico, um determinado equipamento ao serviço da “Casa da Cultura” ?! E assim sendo, para resolver o problema urbano entretanto criado, não vamos exigir que este seja retirado dali e metido dentro da obra já tão atrasada da “Casa da Cultura”. Mas é bem capaz de ser possível a Câmara mandar abrir, ali mesmo, um um buraco para o encaixar num adequado “caixão” em betão, abaixo do nível superior da rua, fora das vistas e a libertar os espaços físicos e estéticos agora espoliados por aquela espécie de “meteorito” municipal…
Preserva-se o equipamento e elimina-se o estorvo !
Autor: João Dinis, Jano
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

