Home - Últimas - Fotografias revelam os segredos da Olaria de Molelos em Tondela

Fotografias revelam os segredos da Olaria de Molelos em Tondela

O Museu Terras de Besteiros, em Tondela, recebe a partir de 11 de Maio a exposição temporária “Os Segredos da Olaria de Molelos”, com fotografias de Carlos Abreu e Sílvia Fragoso. A mostra reúne cerca de cinco dezenas de imagens a preto e branco sobre a Louça Preta de Molelos, os oleiros da localidade e o trabalho ligado à oficina e à Soenga.

A exposição ficará dividida em dois núcleos. O primeiro estará patente no Museu Terras de Besteiros entre 11 de Maio e 20 de Junho. O segundo poderá ser visto no Parque das Raposeiras, em Molelos, durante a Soenga, que decorre nos dias 16 e 17 de Maio.

As fotografias incluem imagens de antigos oleiros de Molelos, de outros centros produtores de olaria negra e de ceramistas da localidade no exercício do seu ofício. Algumas imagens mostram também crianças a trabalhar o barro na roda de oleiro, evocando a transmissão de um saber-fazer associado à Louça Preta.

A ligação de Carlos Abreu à olaria de Molelos começou no final da década de 1970, quando integrou um projecto nacional, apoiado pelo Governo, destinado a recolher peças representativas dos diferentes centros produtores de cerâmica existentes no país. Foi também dele que partiu a ideia de documentar em fotografia a actividade dos oleiros de Molelos.

Em 2024, Carlos Abreu lançou o desafio a Sílvia Fragoso para fotografarem em conjunto o trabalho dos oleiros, tanto no quotidiano das oficinas como durante a realização da Soenga. Ambos são fotógrafos amadores e têm percursos profissionais ligados à educação, no caso de Sílvia Fragoso também à psicologia.

A Soenga volta a realizar-se no Parque das Raposeiras, em Molelos, nos dias 16 e 17 de Maio. Durante dois dias, os sete oleiros da localidade vão recriar o método tradicional de cozedura da Louça Preta, num programa que inclui também momentos de animação.

LEIA TAMBÉM

Troços da região Centro recebem estreia do novo Lancia em terra no Rally de Portugal

O público das especiais de Mortágua, Arganil, Lousã e Góis poderá ver, na sexta-feira, 8 …

Filmes vencedores do CineEco regressam a Seia com sessões gratuitas até Julho

Os filmes premiados na 31.ª edição do CineEco regressam a Seia, depois de terem passado …