Home - Sociedade - Frio vai aumentar e prolongar-se até sexta-feira, GNR da Guarda reforça vigilância a idosos por causa do frio
idosos

Frio vai aumentar e prolongar-se até sexta-feira, GNR da Guarda reforça vigilância a idosos por causa do frio

O frio vai continuar pelo menos até à próxima sexta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a partir de hoje e, pelo menos até dia 21, uma descida das temperaturas, em especial da mínima, que pode atingir valores entre -1 e -4 graus em Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Leiria, Viseu, Évora e Portalegre. E as autoridades já estão a tomar medidas para salvaguardar os grupos de risco. O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou, por exemplo, hoje que vai proceder ao reforço da vigilância dos idosos do distrito que vivem sós e isolados.

“As patrulhas já tinham uma atenção permanente sobre estas pessoas [idosos que vivem sós e isolados], mas, com as baixas temperaturas, foram planeadas acções direccionadas para o apoio específico”, disse um elemento daquela corporação que tem feito “um levantamento feito a nível distrital relativamente a pessoas que foram sinalizadas como mais vulneráveis”.

O procedimento da força de segurança conta com o apoio das autarquias, a quem transmite as situações mais extremas. O contacto é feito com os gabinetes de acção social, ou os serviços da Segurança Social. Estes serviços são assim alertados para apoiarem com reforço de vestuário ou na reparação das próprias habitações. Os nos contactos com as pessoas também transmitem conselhos e alertas aos idosos para não correrem perigos no interior das habitações, nomeadamente com o uso de lareiras, braseiras e aquecedores.

A operação “Censos Sénior 2016” da GNR, que decorreu entre 1 e 30 de Abril em todo o país, sinalizou no distrito da Guarda 3.870 idosos que vivem sozinhos ou isolados, mais 634 do que em 2015.

LEIA TAMBÉM

Guarda, Celorico da Beira e Manteigas avançam com plano de mais de 10 milhões para recuperar Mondego e Zêzere

As câmaras da Guarda, Celorico da Beira e Manteigas assinaram esta segunda-feira um protocolo para …

Exercício na Serra da Estrela testa resposta a resgates em montanha

Os corpos de bombeiros voluntários de Loriga, Manteigas, Seia e Gouveia participaram, no dia 10 …