Home - Últimas - MAAVIM: “Os incêndios combatem-se… com ocupação territorial e não com abandono”

MAAVIM: “Os incêndios combatem-se… com ocupação territorial e não com abandono”

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) considera que a Carta de Perigosidade dos Incêndios Rurais, que poderá entrar em vigor a 31 de Março, vai levar as populações rurais a abandonar o território do interior e a deslocarem-se para os meios urbanos. Ao fim de quase 66 meses após a tragédia de Outubro de 2017, os elementos do MAAVIM continuam a criticar o esquecimento a que as vítimas foram votadas e as medidas que o Governo vai tomando e que, no entender do movimento, só vão levar a mais desertificação e incêndios no interior.

“Isso é exactamente o contrário da luta contra a desertificação, contra os incêndios florestais, contra o abandono da agricultura. Os incêndios combatem-se com apoios a quem está no território, com a ocupação territorial e não com o abandono dos territórios de baixa densidade”, refere um comunicado da MAAVIM que deixa muitas críticas à ministra da Agricultura.

“Veio ao terreno e falou em apoios, mas continua a não trazer a lista das ajudas pagas aos lesados nos incêndios de Outubro de 2017 e a lista dos milhares de portugueses que tudo perderam e nada receberam”, acusa, salientando que o Governo tem andado preocupado com a habitação no país, em especial nos grandes centros urbanos, mas “é o mesmo Governo”, escrevem, que “esqueceu as centenas de famílias que ficaram sem a sua habitação em Outubro de 2017”.

A missiva recorda que estamos a entrar no 66º mês após a tragédia de Outubro de 2017 e lamentam que só tenham a registar que “mais um mês passou” e “já poucos querem saber se as famílias têm casa, se as populações têm comida ou se têm serviços”. E o comunicado, assinado pelo porta-voz do movimento, Nuno Tavares Pereira, termina com aquilo que já se transformou num slogan do MAAVIM: “Quem tinha, não tem e quem não tinha, tem. Continuamos sem ter culpados. Nós não somos culpados, somos vítimas”.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Celorico da Beira anuncia luz verde para repavimentação da EN 16 até Fornos de Algodres

O presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou hoje que a autarquia recebeu …

Secretário de Estado garante que PTRR será extensivo aos territórios do interior afectados pelos incêndios

O programa Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR) vai abranger também os territórios do interior, …