ASAE apreendeu mais de 20 mil litros de vinho em Viseu, Trancoso e Oliveira do Bairro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 20.923 litros de vinho tinto, vinho branco e espumante com Denominação de Origem Controlada (DOC), no âmbito de uma operação de fiscalização realizada nos concelhos de Viseu, Trancoso e Oliveira do Bairro.

Segundo a ASAE, a operação incidiu sobre o cumprimento das regras aplicáveis à comercialização de produtos vitivinícolas e resultou ainda na apreensão de 69.550 caixas destinadas ao acondicionamento dos produtos.

De acordo com a autoridade, as apreensões deveram-se a alegadas irregularidades relacionadas com a rotulagem, nomeadamente a indicação da proveniência e a omissão de menções obrigatórias, bem como à falta de licenciamento para o exercício da actividade.

No decurso da operação foram instaurados dois processos de contra-ordenação.

Em comunicado, a ASAE refere que o incumprimento destas obrigações legais compromete a transparência do circuito comercial, cria situações de concorrência desleal, dificulta a fiscalização e pode colocar em causa a protecção dos consumidores.

LEIA TAMBÉM

António Madeira recuperou vinhas antigas entre Seia e Gouveia e o seu vinho conquistou reconhecimento internacional

O produtor de Santa Marinha, no concelho de Seia, recuperou parcelas abandonadas, preserva castas antigas …

Boom Festival esgota 40 mil bilhetes em apenas duas horas

O Boom Festival 2027 esgotou os 40 mil bilhetes disponíveis em apenas duas horas, anunciou …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.