Candidatura propõe acção executável para fixar população, valorizar o tecido empresarial e reforçar identidade concelhia
A candidatura do movimento Oliveira, o Motivo à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital divulgou hoje os 13 pontos do seu manifesto autárquico, centrado na recuperação da vitalidade do concelho, na valorização do tecido empresarial e na atracção de investimento, com vista a fixar população e devolver aos Oliveirenses o orgulho de o serem.
Segundo a candidatura, o concelho de Oliveira do Hospital deve manter-se como uma referência social, cultural e empresarial da Região Centro. O manifesto sublinha que, graças à tenacidade de quem vive, trabalha e investe no concelho, assim como das associações locais, tem sido possível mitigar os efeitos da conjuntura demográfica e económica nacional.
No entanto, esta candidatura alerta que, sem mudança e sem uma estratégia alternativa, este esforço colectivo corre o risco de se tornar apenas uma “Crónica de uma Morte Anunciada”. Por isso, o manifesto propõe acção concreta e executável, com objectivos claros de recuperar a vitalidade e dinâmica pelas quais o concelho sempre foi reconhecido.
A candidatura defende que a revalorização do concelho está intimamente ligada à capacidade de fixar residentes que saíram e atrair novos habitantes, garantindo emprego e novas oportunidades no território. O programa aponta para um horizonte de longo prazo, até 2050, com a valorização da indústria e do empresário local, diversificação do tecido empresarial, protecção de postos de trabalho e criação de novas ofertas diferenciadas, alinhadas com a economia digital e tecnológica do século XXI.
Oliveira, o Motivo apresenta 13 áreas prioritárias no seu manifesto:
-
Desenvolvimento Económico
-
Digitalização, Inovação e Progresso Tecnológico
-
Ambiente, Território, Floresta e Recursos Naturais
-
Saúde e Envelhecimento Activo
-
Educação
-
Cultura e Tradições
-
Desporto e Lazer
-
Acção Social, Protecção e Inclusão
-
Transparência
-
Associativismo
-
Habitação, Urbanismo e Acessibilidades
-
Antigos Combatentes
-
Diáspora do Concelho
A candidatura sublinha que este conjunto de medidas visa colocar Oliveira do Hospital na vanguarda da Região Centro, promovendo uma estratégia integrada de desenvolvimento económico, social e cultural.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc