Home - Destaques - Operação da PJ com diligências em Oliveira do Hospital e Guarda leva à detenção de sete suspeitos

Operação da PJ com diligências em Oliveira do Hospital e Guarda leva à detenção de sete suspeitos

A Polícia Judiciária realizou diligências em Oliveira do Hospital e na Guarda no âmbito da operação “Alta Gama”, que resultou na detenção de sete homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso organizado dedicado à aquisição de sociedades através de “sócios de favor”, com o objectivo de lesar empresas e entidades financeiras.

A operação, conduzida pela Directoria do Sul da Polícia Judiciária, incluiu 11 buscas domiciliárias e duas buscas em estabelecimentos comerciais, tendo culminado na detenção de sete suspeitos, todos homens, com idades compreendidas entre os 49 e os 63 anos, com diferentes níveis de intervenção na alegada estrutura criminosa.

Segundo a Polícia Judiciária, a actividade do grupo decorria, pelo menos, desde o início de 2024, através de um esquema que passava pela obtenção de financiamentos e mercadorias, bem como pela aquisição de viaturas de alta cilindrada em regime de locação financeira.

As viaturas seriam posteriormente rematriculadas no estrangeiro e revendidas a terceiros, numa prática que terá provocado prejuízos patrimoniais superiores a 1,6 milhões de euros. A investigação admite que o valor final possa ser significativamente superior.

Durante as diligências foram apreendidas três viaturas, documentação diversa e cerca de 40 mil euros em numerário.

As diligências decorreram em vários pontos do país, incluindo Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Guarda, Oliveira do Hospital, Albufeira, Quarteira e Vilamoura.

A operação contou com a colaboração dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga e da Guarda, bem como das Diretorias do Norte e do Centro da Polícia Judiciária, envolvendo cerca de 50 inspectores.

Os sete detidos estão indiciados pelos crimes de associação criminosa, burla qualificada e branqueamento. Serão presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Faro.

LEIA TAMBÉM

Extensão de Saúde em Ervedal da Beira outra vez sem Médico! Autor: João Dinis, Jano

Utentes já estavam sem “Médico de Família”.  Agora não têm lá Médico algum… E assim …

Roubaram “as placas” que se encontravam junto à Fonte Velha em Lourosa

Um conjunto de “placas para tirar fotografias” que a Junta de Freguesia de Lourosa, concelho …