Petróleo desceu, mas só a valorização do euro deve manter os preços nos actuais valores

Apesar das fortes quedas de preços nos mercados no início desta semana do petróleo, as sessões de quarta e quinta-feira apagaram a esperança de um corte nos preços finais e dificilmente que os combustíveis baixem de preço no início da próxima semana nos postos de abastecimento nacionais.

As sessões de segunda e terça-feira nos mercados internacionais foram favoráveis, mas a tendência virou na quarta e na quinta-feira, acabando por condenar os preços a uma semana de estagnação. E a forte valorização do euro em relação ao dólar esta semana até poderá mesmo evitar que se venha a reflectir uma subida ligeira nos postos de abastecimento. Segundo as contas do Economia ao Minuto com recurso ao dados da Bloomberg, os preços finais do gasóleo e da gasolina deverão ficar nos mesmos valores do início desta semana, quando foram revistos em baixa pela primeira vez em dois meses.

Mesmo com o corte da passada segunda-feira, os preços dos combustíveis em Portugal continuam a ser dos mais altos no último ano e meio, apesar de o petróleo estar muito mais barato do que na última vez que os preços atingiram estes valores. A carga fiscal aumentou muito. Apesar disso, o Governo garante que as margens das petrolíferas continuam a ser muito altas. O sector, pelo contrário, rejeita este argumento e garante que tem hoje menores taxas de rentabilidade.

LEIA TAMBÉM

Tondela dá 170 mil euros aos bombeiros para renovar terceira equipa permanente

A Câmara Municipal de Tondela aprovou um apoio de 170 mil euros aos Bombeiros Voluntários …

Banda alentejana Vizinhos encerra FICTON 2026

Os Vizinhos vão encerrar a 32.ª edição da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.