Os prémios do World Cheese Awards 2025, que decorreram em Berna, na Suíça, entre quinta-feira e hoje, distinguiram a qualidade do queijo Serra da Estrela, com medalhas de ouro para queijarias de Mangualde e Gouveia.
A Sociedade Agro Industrial Terras de Azurara, responsável pela Queijaria Vale da Estrela e sediada em Mangualde, conquistou a medalha de ouro com o queijo DOP Serra da Estrela amanteigado, distinção alcançada pela primeira vez. A empresa somou ainda a medalha de prata com o requeijão DOP Serra da Estrela e outra prata com o Vale da Estrela Cottage Cheese Serra da Estrela DOP.
A Queijaria do Armindo, localizada em Gouveia, recebeu uma medalha de ouro com o Queijo Serra da Estrela, reforçando a tradição queijeira da região.
O município de Mangualde felicitou publicamente a Queijaria Vale da Estrela, considerando estas distinções um reconhecimento internacional de um produto emblemático do concelho e uma valorização do seu nome além-fronteiras. “Este é um reconhecimento internacional de um dos produtos de excelência do concelho que eleva o nome de Mangualde pelos quatro cantos do mundo”, refere a nota da autarquia.
A Lacticoa – Lacticínios do Côa, Lda., de Vila Franca das Naves, recebeu a medalha de bronze com o queijo de cabra curado com piri-piri.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc