Relacionados
Gouveia apoia viagens de estudantes universitários para manter ligação ao concelho
12 de Agosto de 2026
Homem de 28 anos morre em colisão entre carro e camião na A25, entre Celorico da Beira e Guarda
11 de Agosto de 2026
Campo de futebol de Lajeosa do Dão ganha relvado sintético após mais de uma década parado
11 de Agosto de 2026
Duas associações centenárias receberam a Medalha de Honra do concelho de Gouveia
11 de Agosto de 2026
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Guarda, deteve 20 pessoas numa operação contra um grupo suspeito de fornecer estupefacientes aos estabelecimentos prisionais da Guarda, Viseu, Coimbra e Lamego.
A operação “Tranca Segura”, realizada entre segunda e terça-feira, resultou de uma investigação que decorria há cerca de um ano e que teve origem na deteção e apreensão de droga no Estabelecimento Prisional da Guarda.
Segundo a PJ, as diligências permitiram identificar um grupo organizado que, além de introduzir estupefacientes nas prisões, também os distribuía nas comunidades onde os seus elementos residiam, nomeadamente nas cidades da Guarda e de Viseu.
A investigação já tinha levado à detenção de três homens e uma mulher, quando tentavam introduzir droga no Estabelecimento Prisional da Guarda. Num dos casos, tratava-se de pólen de haxixe transportado no interior do corpo. Noutro, a cocaína estava escondida dentro de um rolo de carne. Foram ainda detetadas drogas sintéticas impregnadas em papéis que simulavam mensagens escritas por crianças.
No âmbito da operação foram cumpridos 23 mandados de busca, domiciliária e não domiciliária, e 19 mandados de detenção. Um outro homem foi detido em flagrante delito por posse de arma proibida.
Foram também realizadas buscas nos estabelecimentos prisionais da Guarda, Coimbra e Lamego, com a participação do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) e de três equipas cinotécnicas do Corpo de Guardas Prisionais.
Entre o material apreendido estão cerca de 81 mil euros em dinheiro, 80 doses individuais de heroína, 120 doses de cocaína, sete papéis impregnados com estupefacientes, duas armas de fogo, 71 munições de diversos calibres, quatro balanças de precisão, 31 telemóveis e três viaturas.
Os 20 detidos, 17 homens e três mulheres, estão indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais e posse de arma proibida.
Os suspeitos serão presentes ao DIAP da Guarda, onde corre o inquérito.
A operação envolveu 85 inspetores, dez seguranças e três especialistas de Polícia Científica de várias unidades da PJ, incluindo a Directoria do Centro e os Departamentos de Investigação Criminal de Leiria e Aveiro, além da Unidade de Armamento e Segurança e da Unidade de Perícias Tecnológicas e Informáticas.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
