Home - Últimas - Presidente da Junta de Castilla y León anunciou a chegada a Espanha de sete aviões com 46,5 milhões de euros de material médico

Presidente da Junta de Castilla y León anunciou a chegada a Espanha de sete aviões com 46,5 milhões de euros de material médico

O presidente da Junta de Castilla y León, Alfonso Fernández Mañueco, informou que vão chegar, nas próximas 48 a 72 horas a Espanha, sete aviões com suprimentos médicos para a Comunidade. Durante a conferência de imprensa após a reunião que realizou hoje com o primeiro-ministro Pedro Sánchez e o resto dos presidentes autónomos, Mañueco anunciou que esses aviões chegarão a Saragoça, Madrid e Barcelona com um milhão de máscaras, batas, viseiras faciais e luvas sanitários.

O material que, segundo Mañueco, totalizou 46,5 milhões de euros, dos quais 26 serão suportados pelo Ministério da Saúde e 20 pelo Ministério do Desenvolvimento. Mañueco também destacou que Castilla y León, juntamente com a Comunidade Valenciana, foi a primeira a trazer material da China.

No entanto, Mañueco deseja que a Comunidade atinja a “auto-suficiência”, não apenas através de compras externas, mas também através da produção doméstica. Deste modo, referiu que a autonomia da Comunidade no fabrico de gel de desinfecção, com seis fornecedores, bem como no fornecimento básico de viseiras de protecção facial, com a colaboração de oito empresas de Castilla e Leão.

Com o mesmo objectivo, o presidente regional indicou que o Conselho entrou em contato com mais de 300 empresas para adaptarem sua produção, enquanto 20 delas já estão desenvolvendo um produto que não fabricavam antes da crise do Covid-19. “Continuaremos assim até nos tornarmos auto-suficientes”, sublinhou, frisando que o Conselho trabalha em diferentes frentes, “tanto com empresas, como com equipes de pesquisa, para a “elaboração, detecção e análise” de testes. “Mas quem deve autorizar sua fabricação é a Agência Espanhola do Medicamento”, concluiu.

Castilla y León conta já com 5414 casos de COVID-19 confirmado, 623 novos casos, 2233 hospitalizados e 307 nos cuidados intensivos. Tem 871 recuperados e 442 mortos. Ver quadro completo aqui.

Fonte e foto: La Gaceta de Salamanca

LEIA TAMBÉM

Manteigas reforçou rede de abastecimento de água após danos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Manteigas reforçou o sistema de abastecimento de água na sequência dos …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …