O concelho de Gouveia foi um dos nove municípios vencedores da 1ª edição do Programa Tradições Locais e Regionais, no âmbito da sua Política de Investimento Social, da EDP Produção. Este programa, que visa apoiar as tradições mais genuínas da cultura popular, permitindo a recuperação de práticas ancestrais, recebeu 122 candidaturas de 50 Municípios, distribuídos pelas Regiões Norte, Centro e Alentejo, tendo seleccionado 14 projectos, conta com uma dotação de 150 mil euros.
Gentes com história terra de memórias foi o projecto vencedor apresentado por Gouveia. Trata-se de um programa de recolha de práticas culturais tradicionais em risco de desaparecimento, a qual será efectuada de forma participada através da organização de serões comunitários, recreação de actividades típicas e ancestrais e ensaios participativos nas aldeias. Pretendem preservar aspectos culturais de carácter etnográfico da região e divulgar junto dos mais novos a cultura tradicional, através da recolha e registo de histórias, lendas, cantigas e cânticos, danças, usos e costumes, saberes e fazeres.
Além de Gouveia, contam-se entre os premiados projectos como “A Dança Portuguesa a Gostar Dela Própria” (Évora), que pretende desconstruir e resgatar a dança e a música tradicionais, fundindo-as com elementos contemporâneos; “Tradições de Celinda” (Sertã), que procura preservar as tradições gastronómicas e artesanais do Concelho da Sertã, mantendo vivas as formas mais genuínas de os produzir, e “Do Futuro da música ao futuro da terra” (Miranda do Douro), que se centra na preservação de tradições e práticas culturais identitárias através do estudo, ensino e divulgação da música mirandesa.
Lista Vencedores
Gentes com história terra de memórias (Gouveia)
Recolha de práticas culturais tradicionais em risco de desaparecimento, a qual será efectuada de forma participada através da organização de serões comunitários, recreação de actividades típicas e ancestrais e ensaios participativos nas aldeias. Pretende-se preservar aspectos culturais de carácter etnográfico da região e divulgar junto dos mais novos a cultura tradicional, através da recolha e registo de histórias, lendas, cantigas e cânticos, danças, usos e costumes, saberes e fazeres.
Memórias da praia da São Torpes (Sines)
Realização do Levantamento Cultural da Praia de São Torpes e sua divulgação mediante uma exposição em Sines e Lisboa, a publicação em livro e a realização de actividades paralelas, na própria praia, envolvente, e Museu de Sines, aproveitando as sinergias da candidatura da Jangada de S. Torpes a Património da Humanidade e da parceria de diversas entidades locais que têm vindo a trabalhar na recolha da memória oral e de outros patrimónios do Concelho.
A Dança Portuguesa a gostar dela própria (Évora)
A ADPAGDP pretende desconstruir e resgatar a dança e a música tradicionais, fundindo-as com elementos contemporâneos, tornando-as apelativas e acessíveis a um amplo conjunto de públicos. Além disso, procura provocar a reflexão sobre o papel que a Dança tem enquanto ferramenta de encontro identitário, de valorização de saberes tradicionais, de expressão do Eu e de reconhecimento e encontro com o Outro.
Bombos de Mirandela (Mirandela)
Aponta para 1963 a primeira vez que de que se tem memória da saída de Bombos, mas não existe registo documental ou publicação, que retrate a origem, a evolução e os contornos desta manifestação popular. Pretende-se colmatar esta lacuna em termos de testemunhos históricos sobre esta tradição, promovendo a edição de uma publicação que conte e perpetue a história desta festividade com quase 52 anos de existência e que faz parte da história da cidade de Mirandela.
Festa dos Reis (Mirandela)
A Festa de Vale de Salgueiro, também conhecida por “Festa dos Rapazes” ou Festa de Santo Estevão, ocorre no dia 5 e 6 de Janeiro, misturando o pagão e o religioso. O objectivo é a recolha da manifestação para constituir um repositório de informação relativo a este ritual. Com a informação recolhida no futuro permitirá desenvolver soluções de valorização e dinamização
Banda Música do Vouga (Sever do Vouga)
O projecto pretende dar continuidade às actividades da Banda que remontam há quase 150 anos, renovando os instrumentos necessários à prática cultural, assim como realizando a manutenção e renovação de fardamento.
Tradições de Celinda (Sertã)
O projecto visa preservar as tradições gastronómicas e artesanais do Concelho da Sertã, mantendo vivas as formas mais genuínas de os produzir, nomeadamente: o Maranho da Sertã, o Bucho da Sertã, os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, os Coscoréis, as Merendas Doces, as Bonecas de Palhais, o Medronho, etc. Em termos artesanais pretende-se evitar a extinção de métodos, técnicas e ferramentas para trabalhar o ferro, o linho, o latão, o vime e a madeira de pinho. O projecto implica também a prestação de serviços qualificados e a criação de sinergias com os produtores e artesãos.
Brincas de Évora (Évora)
A intenção é apoiar e divulgar as Brincas, contribuindo como elo de relação comunitária e de pertença na contemporaneidade; apoiar na edição e disseminação das duas origens, história, protagonistas e processos; sensibilizar a comunidade para a importância da preservação das tradições, proporcionando vivências relativas às tradições locais e reconhecendo as Brincas como património local.
Banda Filarmónica de Carviçais (Torre de Moncorvo)
Aquisição de novos instrumentos para a integração de novos elementos, substituição de alguns que foram roubados e para a modernização/substituição de alguns instrumentos antigos.
Festival Itinerante da Cultura Tradicional “L Burro I L Gueiteiro” (Miranda do Douro)
Pretende-se revitalizar e valorizar dois elementos chave da cultura mirandesa – o Burro de Miranda e o tocador de Gaita-de-Fole, bem como enfatizar a relação tradicional existente entre ambos. O Festival, planeado ao longo de meses, toma forma em 5 dias de itinerância pelas aldeias do concelho de Miranda do Douro, que levam burros, gaiteiros, teatro, dança e música ao encontro das populações da região, geralmente desprovidas deste tipo de evento cultural.
Raízes e Tradições do Baixo Tâmega (Marco de Canavezes)
O projecto “Energia de Gerações – Raízes e Tradições do Baixo Tâmega” propõe-se promover a cultura imaterial da freguesia de Vila Boa do Bispo, bem como da região do Baixo Tâmega. O objectivo é conferir suporte material a um conjunto de costumes, cantares, lengalengas, crenças, tradições e romarias que não foram, até à data, documentados, bem como aproximar as mesmas de públicos mais jovens – adultos e crianças – que propiciem a sua continuidade e possível renovação.
Do futuro da música ao futuro da terra (Miranda do Douro)
O projecto apresentado centra-se na melhoria das condições pedagógicas da Escola de Música Tradicional da Lérias – Associação Cultural e na preservação de tradições e práticas culturais identitárias através do estudo, ensino e divulgação da música mirandesa.
Orquestras do Alentejo Litoral Revisitam o Canto (Sines)
O projecto tem como objectivo manter o funcionamento da orquestra, os seus ensaios e estágios, bem como a realização de dois espectáculos em Sines, envolvendo grupos de cante Alentejo e a tradição de guitarra campaniça e da guitarra portuguesa para a estreia da obra “Paixão Alentejana”. O repertório apresentado pela orquestra resulta da investigação e reinterpretação das músicas e tradições além-mar da costa alentejana.
TERRA MATER – Centro de Recursos e Investigação Multidisciplinar (Miranda do Douro)
O Ecomuseu Terra Mater (Ecomuseu de la Tierra de Miranda) centra-se nos quatro elementos primordiais – a Água, a Terra, o Fogo e o Ar. Cada elemento será o vector de desenvolvimento no território de todas as potencialidades que lhe estão associadas. As acções propostas visam a salvaguarda, valorização e dinamização do património cultural da Terra de Miranda, propondo uma nova reflexão sobre a cultura e a memória colectiva.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc