Home - Últimas - ULS da Guarda reforça meios de diagnóstico com nova ressonância magnética e TAC

ULS da Guarda reforça meios de diagnóstico com nova ressonância magnética e TAC

A Unidade Local de Saúde da Guarda reforçou os meios de diagnóstico com a entrada em funcionamento de uma nova ressonância magnética e de um novo TAC, equipamentos que permitem realizar exames mais rápidos, reduzir a exposição à radiação e aumentar a capacidade de resposta dos serviços de imagiologia.

No caso da ressonância magnética, a nova tecnologia permite reduzir os tempos de aquisição de imagem e aumentar o detalhe dos exames, nomeadamente em áreas como o estudo da próstata, a avaliação de doenças neurodegenerativas e a monitorização da esclerose múltipla.

A ULS da Guarda destaca também a criação de um ambiente mais humanizado na sala de exames, com iluminação dinâmica, projecções e som ambiente, procurando reduzir a ansiedade dos doentes durante a realização dos exames.

O novo TAC permite realizar exames em apenas dois segundos, quando anteriormente o procedimento demorava cerca de 14 segundos. A redução do tempo de aquisição melhora a qualidade das imagens, diminuindo os efeitos dos movimentos respiratórios, o que é particularmente relevante em crianças, idosos e doentes com menor capacidade de colaboração.

Segundo a unidade de saúde, o equipamento permite ainda reduzir até 80 por cento a dose de radiação administrada aos utentes, através de sistemas de ajuste automático adaptados a cada exame.

A nova tecnologia abre igualmente a possibilidade de realizar exames de rastreio do cancro do pulmão com doses de radiação próximas das utilizadas numa radiografia ao tórax.

Com a entrada em funcionamento destes equipamentos, a ULS da Guarda prevê melhorar o acesso da população a exames complementares de diagnóstico e reduzir os tempos de espera na região.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Falta de helicóptero em Santa Comba Dão preocupa Protecção Civil de Viseu Dão Lafões

O helicóptero que deveria estar estacionado no Centro de Meios Aéreos de Santa Comba Dão …

Providência cautelar para travar eleições do PS em Coimbra perde efeito antes da votação

A providência cautelar apresentada pelos candidatos Américo Baptista e Rui Claro para impugnar as eleições …