A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Tondela reuniu-se na última sexta-feira, 31 de Janeiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, numa sessão presidida pela Presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges.
Entre os principais pontos abordados, foi aprovado o Plano de Trabalhos a Realizar no Âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios no Concelho de Tondela para 2025, que prevê a limpeza de 240 hectares de floresta e mato junto às estradas municipais e à Zona Industrial do Lajedo.
Além da gestão da vegetação, o município pretende dar continuidade à plantação de espécies autóctones junto aos parques empresariais, contribuindo para a prevenção de incêndios, a manutenção da limpeza dos terrenos e a criação de barreiras naturais que ajudam a preservar a biodiversidade e a reduzir riscos ambientais.
A Câmara Municipal solicitou ainda ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a requalificação de caminhos florestais no Perímetro Florestal do Caramulo, abrangendo áreas nas uniões de freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, Barreiro de Besteiros e Tourigo, bem como nas freguesias de Santiago de Besteiros e Guardão. Paralelamente, os serviços municipais irão desenvolver um plano de beneficiação da rede viária florestal sob gestão camarária, ajustado ao nível de risco de incêndio.
O plano inclui também a realização de acções de fogo controlado em 80 hectares na Serra do Caramulo, medida considerada essencial para a gestão de combustível vegetal e a redução da propagação de incêndios.
Está ainda prevista a elaboração de um levantamento georreferenciado do arvoredo urbano, permitindo a futura classificação de algumas espécies, num esforço de conservação e planeamento ambiental.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
