O Município de Seia e os Agrupamentos de Escolas de Seia e Guilherme Correia Carvalho, através das Escolas do 1º Ciclo e das Bibliotecas Escolares, vão promover mais uma edição do concurso interescolar S.E.R. (Saber/ Expressar/ Exprimir/ Reinventar), que tem por objectivo incentivar o gosto e desenvolver competências de leitura nas crianças. Promovida desde 2009, esta iniciativa tem revelado, segundo os promotores, resultados proficientes no incentivo ao gosto pela leitura, difusão de hábitos de leitura e na divulgação da obra de autores literários portugueses e estrangeiros.
O concurso engloba com todos os alunos do 4º Ano do 1º CEB das escolas do Concelho de Seia e contempla um conjunto de desafios, nos quais através de perguntas e provas práticas é avaliado o conteúdo de uma obra literária, o funcionamento da língua, a leitura expressiva e a destreza. O livro “Diário de Um Menino Já Crescido”, de José Fanha, é a obra eleita para 2016 e sobre a qual incidirão as provas de conhecimento.
A primeira fase da competição realiza-se já no próximo dia 25 de Fevereiro, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, e conta com a participação dos 151 alunos, distribuídos por 7 equipas. Nesta data as equipas darão o seu melhor para passarem as eliminatórias e estarem entre as três equipas vencedoras que disputarão a final no CISE, a 17 de março, onde estará presente o autor do livro em análise.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc