Home - Últimas - Governo anuncia construção da barragem de Girabolhos no âmbito da estratégia nacional de reforço do armazenamento de água

Governo anuncia construção da barragem de Girabolhos no âmbito da estratégia nacional de reforço do armazenamento de água

O Governo anunciou este domingo a construção de 14 novas barragens, entre elas a de Girabolhos, no concelho de Seia, no âmbito da estratégia nacional “Água que une”, que visa reforçar o armazenamento de água no país. A barragem será construída no rio Alva, um afluente do rio Mondego, e o investimento total para a construção destas infra-estruturas será de 1.183 milhões de euros.

Além da barragem de Girabolhos, serão também construídas as barragens de Fagilde, Alvito no Ocreza, Alportel, Terges e Cobres, Carreiras, Foupana, Laça, Fargela, Santulhão, Boavista, Cerejal, Maceiras e Veiga.

A estratégia, que inclui também investimentos em várias barragens existentes, representa um esforço significativo para a gestão da água em Portugal. Segundo o primeiro-ministro, Luís Montenegro, a implementação deste plano, com um investimento estimado de 5 mil milhões de euros até 2030, será uma “verdadeira transformação para o País”.

Além da construção de novas barragens, o Governo vai destinar ainda investimentos em diversas regiões para a reabilitação e optimização das infra-estruturas de água, com especial atenção ao controlo e redução de perdas nos sistemas em baixa.

LEIA TAMBÉM

Centro 2030 abre concursos de dez milhões para contratar quadros qualificados

O Centro 2030 abriu dois concursos, com uma dotação global de dez milhões de euros, …

Tondela reforça Protecção Civil Municipal com equipa de sapadores florestais

O município de Tondela passou a contar com uma equipa de sapadores florestais para reforçar …