Home - Últimas - Palmira Santos distinguida pelo seu trabalho na recolha e divulgação dos valores culturais de Gouveia e Seia

Palmira Santos distinguida pelo seu trabalho na recolha e divulgação dos valores culturais de Gouveia e Seia

A Direção Regional de Cultura do Centro procurou destacar as mulheres que se distinguiram por ajudar a contar e a manter a história da região. Recebeu cerca de duas centenas de contributos que salientam as histórias de mulheres e do seu saber-fazer. Uma das figuras que se destacou foi Palmira Gomes Almeida Mota que marcou de forma indelével os ranchos folclóricos de Seia e Gouveia.

Palmira Gomes Almeida Mota nasceu em Gouveia em 10 de Maio de 1923. Estudou em Lisboa onde conclui o curso do Magistério primário, fixando-se em Seia em 1950, dando aulas em Aldeia da Serra e posteriormente em Santiago. Sempre ligada à etnografia e ao folclore português, foi dirigente do rancho folclórico de Gouveia e posteriormente do rancho folclórico de Seia. Ao longo dos anos produziu um excelente trabalho na recolha e divulgação dos valores culturais e tradicionais da região. “O seu trabalho é reconhecido por quem ao mais alto nível, está ligado à etnografia”, refere a Direção Regional de Cultura do Centro.

LEIA TAMBÉM

Incêndios em Nelas também já foram dominados

Incêndio com início em Fornos de Algodres alastra ao concelho de Celorico da Beira

Um incêndio rural que deflagrou na tarde desta sexta-feira na localidade de Vila Ruiva, no …

Seguro defendeu na abertura da Feira de São Mateus políticas públicas para lá dos governos

O Presidente da República, António José Seguro, defendeu esta quinta-feira, em Viseu, a necessidade de …