A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) acolheu, por unanimidade, a filiação de mais quatro clubes que vão relançar a modalidade nas respectivas localidades. O Sporting Clube Sabugal, a União Desportiva os Pinhelenses, a Associação Desportiva de Manteigas e o Clube Seia Basket são os emblemas que voltam a praticar basquetebol depois de alguns anos de ausência.
“Estes novos filiados estão preparados para iniciar a captação de jovens e vêm reforçar a nossa base associativa”, sublinhou o presidente da AGB, Tiago Nascimento, salientando o facto da estrutura que lidera ir atribuir aos clubes um “kit” com material auxiliar de treino, bem como a oferta do curso de formação de treinador de grau I a um elemento de cada uma das novas colectividades. Este apoio vai ajudar a relançar a modalidade nos concelhos de Pinhel, Manteigas, Sabugal e Seia. Este apoio vai ajudar a relançar a modalidade nos concelhos de Pinhel, Manteigas, Sabugal e Seia.
“Vamos ter mais praticantes e há uma expansão da modalidade pelo território do distrito”, conta Tiago Nascimento. Os clubes, segundo os responsáveis da AGB, têm agora tempo para começar a captar a atletas, estando preparados na próxima temporada, ao longo da qual deverá contar com a filiação de mais três emblemas de concelhos que ainda não estão a praticar a modalidade. “Será mais um avanço na cobertura territorial que é uma aposta desta direcção”, frisa o presidente da ABG, fazendo notar que além de encontro com clubes, a Associação tem procurado também fazer a ponte com os respectivos municípios.
A AGB aprovou ainda as contas do ano de 2021 que apresentaram um saldo positivo e foi ainda aprovada, por unanimidade, a distinção de Sócio de Mérito ao treinador Carlos Lucas, que ao longo de 32 anos se destacou com empenho e dedicação na promoção da modalidade no distrito da Guarda. “Foi com surpresa e contentamento que recebi este prémio, mas não será daqui a um nem dois anos que vou deixar o basquetebol”, referiu o técnico.
Tiago Nascimento sublinhou ainda “que apesar de todas as dificuldades de recursos humanos e contrariedades, em momento algum se perdeu o foco no desenvolvimento do basquetebol no distrito da Guarda”, deixando a garantia de continuar a apoiar todos os associados com transparência, rigor, proximidade e responsabilidade social”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
