Pelo segundo ano consecutivo, o perímetro florestal da Nossa Senhora das Necessidades, na freguesia de Aldeia das Dez, foi palco de uma ação de rearborização levada a cabo pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Trata-se de uma área que, em 2005, foi devastada por um incêndio florestal e que, desde 2010, tem merecido a atenção dos vários agrupamentos de escolas do concelho que se têm vindo a associar à ação.
Participada por cerca de oito centenas de crianças, a ação “Plantar para Melhor Respirar” consistiu na plantação de mas de quatro mil árvores dispostas por uma área de cinco hectares. Carvalho roble, carvalho negral, carvalho português, castanheiro e medronheiro constituem as várias espécies que foram plantadas.
No local, foi instalado um cartaz de sensibilização sobre o progresso da reflorestação.
Com esta iniciativa que foi participada por várias entidades envolvidas na defesa da floresta, o município presidido por José Carlos Alexandrino pretende sensibilizar e educar a população em geral e a comunidade educativa em particular. “Plantar Para Melhor Respirar é uma clara demonstração de cidadania e respeito pela preservação da natureza e confiança no seu futuro”, considera o presidente da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
