Home - Últimas - Seia celebra a transumância com subida de três mil ovinos ao Sabugueiro

Seia celebra a transumância com subida de três mil ovinos ao Sabugueiro

A subida dos rebanhos às pastagens de altitude da Serra da Estrela volta a cumprir-se a 4 de Julho, com a realização da Festa da Transumância e dos Pastores, uma iniciativa que celebra uma das mais antigas tradições pastorícias da região.

Ao longo de cerca de 11 quilómetros, perto de três mil ovinos partirão de Seia em direcção ao Sabugueiro, percorrendo os caminhos utilizados durante séculos pelos pastores na procura das pastagens de Verão.

Promovida pelo Município de Seia em colaboração com os pastores do concelho, a iniciativa convida visitantes e turistas a acompanhar de perto uma prática que continua a marcar a paisagem e a identidade da Serra da Estrela.

O percurso inclui diversos momentos de convívio e contacto com as tradições ligadas ao pastoreio. Entre eles destacam-se a Merenda do Alforge, em Póvoa Velha, o almoço com os pastores na Senhora do Espinheiro, animação musical com Alma Negra e uma actuação de Julieta Silva.

O programa contempla ainda a libertação de uma ave selvagem recuperada pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).

Mais do que um evento turístico, a Festa da Transumância e dos Pastores procura valorizar uma actividade que continua presente na Serra da Estrela e o papel dos pastores na preservação de conhecimentos, práticas e modos de vida associados à montanha.

As inscrições para acompanhar a transumância são limitadas a uma centena de participantes.

LEIA TAMBÉM

Feira das Freguesias regressa a Arganil entre 12 e 14 de Junho 

A Feira das Freguesias e Mostra Gastronómica regressa ao Paço Grande, em Arganil, entre 12 …

Armindo Araújo elogiou Coja após segunda vitória consecutiva no rali

O piloto Armindo Araújo destacou o ambiente vivido em Coja e a qualidade do percurso …