Home - Opinião (page 179)

Opinião

Cozinhados

1. Como se “seca” um jornal. Aqui, em Oliveira do Hospital, na Madeira, na Venezuela ou em qualquer outra parte do mundo onde existam pessoas que não conseguem coabitar com a liberdade de imprensa.

A receita é simples: “corta-se-lhe” a publicidade institucional, boicota-se-lhe o acesso à informação e, não raras vezes, consegue-se assim acabar com o mal pela raiz. Pois, contrariamente ao que cantava Zeca Afonso ainda há hoje muitos machados a cortar a raiz ao pensamento impresso em papel de jornal.

2. Os jornais regionais, muito por culpa dos sucessivos governos – incluindo este, já que a tutela da comunicação social tem tido as mesmíssimas políticas das anteriores – são, hoje, estruturas empresariais com grande debilidade financeira. 

Ler Mais »

Ainda que com atraso…!

Após um longo interregno, motivado por deslocações constantes e prolongadas na minha actual actividade que não me permitiram... uma colaboração constante no "Beira Serra", aqui estou, de novo, a a reatar algumas crónicas com ligações a Oliveira do Hospital.

Ler Mais »

CDS

Henrique Barreto, no seu último editorial, afirma que o CDS está a desaparecer do espectro político local. Diz ainda que tal acontecimento “é uma má notícia para a política local, que cada vez mais precisa de pluralidade”.

Ler Mais »

O milagre do sucesso educativo II

A recente mediatização do debate em torno do regime de faltas proposto pelo novo estatuto do aluno teve pelo menos um mérito: mostrou, definitivamente, ao país que em matéria de... ducação "o rei vai nu"; revelou, afinal, que o Governo vendeu a sua alma ao Diabo e está disposto a hipotecar o futuro de Portugal para alterar com miraculosa ligeireza as estatísticas do insucesso educativo.

Ler Mais »

Recursos naturais

Os recursos naturais disponíveis, no Mundo, estão sob uma pressão crescente e preocupante. A produção agrícola,

Ler Mais »

FORA DE JOGO

1. Um grupo de jovens árbitros do concelho de Oliveira do Hospital formou o Núcleo de Árbitros da Beira Serra. Na última sexta-feira este Núcleo promoveu um colóquio que tinha como tema “ Na linha do assistente “. Não estive presente, mas segundo relatos colhidos, foi uma noite interessante e com bons oradores, estando o auditório da Caixa de Crédito esgotado. Assim se começa na participação e espero que um dia destes, tenhamos um árbitro dos nossos, na 1ª categoria. Existem alguns com jeito e com ambição. Acreditem que é possível chegar lá.

Ler Mais »

VIV´Ó FUTEBOL !

Às vezes, apetece-me pensar e escrever sobre FUTEBOL embora (ainda) goste muito de vê-lo, sobretudo na televisão. E também me apetece falar sobre futebol como tal, embora sem esquecer os obscuros interesses económicos e sócio-políticos que dele se utilizam…

Ler Mais »

Os pais e os Nenucos.

Na semana passada, quando serpenteava numa rua da cidade acobreada de Outono, cruzei-me com uma mulher perdida em passos curtos, a destilar abandono e melancolia.

Ler Mais »

“Mondego”, o cão

Trago o Paulo Marques à ribalta da minha despretensiosa croniqueta pelo facto de ser considerado muito justamente figura pública solidária.

Ler Mais »

Más notícias

Não há volta a dar. O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital (CSOH) tem os dias contados e o seu encerramento, entre a meia-noite e as 8h00, é apenas uma questão de tempo, conforme garantiu ao Correio da Beira Serra uma fonte credível da Administração Regional de Saúde do Centro.

Ler Mais »