
O antigo eurodeputado do PS, António Campos, diz que, em nome da segurança alimentar, “a criação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi uma óptima ideia”, mas “o floclore descredibiliza-a”.
Ler Mais »
O antigo eurodeputado do PS, António Campos, diz que, em nome da segurança alimentar, “a criação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi uma óptima ideia”, mas “o floclore descredibiliza-a”.
Ler Mais »A A.S.A.E. nasce da junção de vários serviços do Estado dispersos pelo Ministério da Economia e da Agricultura,
B
em que Oliveira do Hospital poderia ter seguido o exemplo dos municípios de Seia e Cantanhede, que recentemente foram notícia pelo facto de se apoiarem nos apoios financeiros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a área da Educação, com vista à construção de centros educativos que possam constituir espaços virados para as novas exigências educativas.
Só em Cantanhede, a Carta Educativa recentemente homologada pelo Governo, prevê a edificação de quatro centros educativos com “equipamentos de topo e condições de excelência para os alunos”; em Seia, o projecto – da autoria do arquitecto Miguel Krippahl – já foi aprovado e a autarquia local vai agora proceder à abertura do concurso para a construção de um novo centro escolar, que concentrará num único edifício os serviços educativos das três escolas básicas do 1º Ciclo e do jardim de infância existentes. A previsão é a de que este centro, que vai ser candidatado aos fundos comunitários, esteja concluído em 2009.
Ler Mais »Boa Tarde. Venho deste modo dirigir-me até vós, a fim de propor algumas personalidades a figurarem em próximos números do vosso jornal, no artigo "Figuras" que é complemento das edições impressas. Em primeiro lugar, gostaria de divulgar o trabalho que tenho vindo a desenvolver, que sei que já é de vosso conhecimento, intitulado Olhar Nogueira do Cravo. Este espaço na internet, não é mais do que uma forma que criei com o intuito de divulgar a cultura, a história e os eventos que por essa localidade ocorrem, apenas e só pelo gosto à terra onde nasci e habito. Ai têm vindo a ser debatidos vários assuntos de todos os quadrantes, nos quais gostaria de realçar, duas personalidades Nogueirenses que ali foram lembradas.
Ler Mais »
O Português está prestes a mudar... mas não o suficiente. Aquilo a que se propõe (Protocolo Modificativo do) Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é uma migalha do que seria uma urgente limpeza de incoerências no que escrevemos. Esteve empatado durante muitos anos e surge agora demasiado apressado, sem ouvidos para diversas entidades que deveriam ser fulcrais na sua elaboração. Não mereceriam estas obras de reparação da Língua Portuguesa aprofundados estudos?
Ler Mais »
Ainda parece incrível que nos estabelecimentos de restauração finalmente se consiga sentir os aromas gastronómicos e apenas isso, como sempre deveria ter sido... Parece ainda surreal percorrer as ruas e ver todos os ex-poluidores agora à porta de pastelarias, lojas, repartições...
Ler Mais »
Nunca concordei tanto com o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital quando ele finalmente desabafou – fê-lo na última Assembleia Municipal – que sobre a polémica das futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH) não “podemos andar aqui com uma discussão bacoca sobre se é aqui ou acolá”.
Se bem me lembro, quando esta escola superior foi criada, já esta discussão se levantou. Na altura, as hipóteses para a sua construção eram Oliveira do Hospital – “inevitavelmente”, para alguns -, S. Paio de Gramaços, Pinheiro dos Abraços, ou, ainda, Galizes, no edifício da Santa Casa da Misericórdia.
Ler Mais »