Home - Últimas - CDU quer que se averigue alegado enterro de ovinos nas obras de alargamento do cemitério em Tábua

CDU quer que se averigue alegado enterro de ovinos nas obras de alargamento do cemitério em Tábua

Num comunicado que fez chegar a “ O Tabuense”, a CDU/Tábua pede que a Câmara Municipal e o SEPNA (Serviço da Proteção do Ambiente e da Natureza) averiguem a veracidade “do enterro de  animais ovinos sem qualquer supervisão no final de Fevereiro de 2021, em terrenos  de responsabilidade camarária que  estão a ser trabalhados para o alargamento do cemitério em Tábua”.

“O enterramento dos cadáveres dos ovinos tem que ser feita sob supervisão veterinária, de acordo com as normas da  DGAV – Direção Geral da Autoridade Veterinária. Este tipo de atos que não sejam em locais adequados e com supervisão,  serão   um  grande problema ambiental especialmente por conta de  sua deterioração, causando a  poluição do solo e contaminação de águas”, refere a CDU. Acrescenta que “ já em 2019 pedira a intervenção   do SEPNA -, numa situação de enterro  de dezenas de toneladas de material já sem uso (vulgo sucata), da responsabilidade da Câmara Municipal de Tábua,  junto ao Estádio Municipal de Tábua, que prejudicou o ambiente em geral, e o bem-estar dos cidadãos”. Sobre este caso, o Presidente Mário Loureiro revelou no decorrer da última reunião da Assembleia Municipal que o inquérito instruído contra a edilidade fora arquivado, depois das autoridades terem concluído que os autores desse enterro não estavam ligados à mesma.

  Sobre as suspeitas da CDU de terem sido enterrados ovinos nos trabalhos de ampliação do cemitério, o nosso jornal pediu a Mário Loureiro um esclarecimento. O mesmo não nos chegou até ao fecho desta edição.

Texto publicado no jornal: “O Tabuense”

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …