Home - Sociedade - Cooprofar lança campanha a favor da vacinação

Cooprofar lança campanha a favor da vacinação

A Cooperativa dos Proprietários de Farmácia (Cooprofar) lançou uma campanha de incentivo à vacinação sob o lema: “Proteção para a vida. A vacinação é a solução”. A iniciativa irá decorrer em 1200 Farmácias de norte a sul do País e tem como objectivo informar a população sobre as diferentes vacinas existentes, bem como sensibilizar para os seus benefícios, “desmistificando alguns dos mitos associados a este processo”.

“Actualmente, o processo de vacinação em Portugal é extremamente simples, podendo passar quase exclusivamente pelas farmácias, facilitando a vida das pessoas. Na farmácia é possível encontrar vacinas para as múltiplas doenças, como a gripe, pneumonia, rotavírus, hepatite, cólera, raiva, varicela, difteria, tétano ou tosse convulsa, entres outras”, refere um comunicado da Cooprofar.

A campanha procura, segundo os promotores, responder também a questões de como e onde se pode vacinar, recomendando a consulta com os respectivos médicos de família e a procura de esclarecimento e informação juntos dos farmacêuticos. Esta é também uma medida que procura travar a “proliferação de correntes anti vacinação que, mesmo não produzindo efeitos negativos assinaláveis, têm levantado algumas dúvidas, nomeadamente na população com menor acesso à informação”.

“É aqui que a figura do farmacêutico, enquanto profissional de saúde de primeira linha no aconselhamento sobre as melhores práticas, pode assumir especial importância, nomeadamente, no esclarecimento de dúvidas sobre as vacinas e o processo de imunização”, conclui a nota da Cooprofar.

 

LEIA TAMBÉM

Manteigas reforçou rede de abastecimento de água após danos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Manteigas reforçou o sistema de abastecimento de água na sequência dos …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Homem detido em Viseu por suspeita de abuso sexual de criança

Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária, na zona de Viseu, por …