O município de Castro Daire garante que os criadores de gado bovino, caprino e ovino do concelho continuam a receber os incentivos à criação durante este ano de 2020. A sua atribuição era efetuada aquando da realização dos eventos “A Última Rota da Transumância” e a FICA Castro Daire, mas os eventos estão suspensos este ano devido à pandemia mundial provocada pela COVID-19 e autarquia vai atribuir os incentivos previstos nos regulamentos em vigor para o setor pecuário.
“Este incentivo aos criadores locais tem associado o estímulo à criação de gado, setor que o Município considera preponderante para o desenvolvimento económico do concelho e para a sustentabilidade do nosso território”, refere a autarquia. “Os certames servem, em conjunto com o apoio financeiro aos criadores, para enaltecer e promover a importância do mundo rural e das nossas tradições, sendo que apenas são possíveis graças ao forte envolvimento e dedicação da comunidade local”, sublinham.
“Apesar das contingências atuais e da decisão da suspensão dos eventos, foi opção do Executivo Municipal, desde logo, garantir este importante apoio para os criadores. Quanto aos eventos de promoção dos recursos endógenos, voltaremos em edições futuras, sempre com o propósito de valorização do que é genuinamente nosso e que enaltece a nossa cultura e as nossas tradições”,conclui a autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
