Tábua foi um dos cinco municípios que assumiram, ontem, competências no domínio da saúde, através da assinatura do auto de delegação de competências da administração central, contemplando a descentralização da gestão das instalações e a gestão de algum pessoal não médico. Tábua, juntamente com os municípios da Batalha, Belmonte, Miranda do Corvo e Penalva do Castelo, integra, assim, o lote dos primeiros municípios que assinaram o referido auto e que vão receber um total de 514 mil euros, no âmbito desta delegação.
A cerimónia virtual, contou com a presença da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Rosa Reis Marques, que realçou a importância das autarquias na prevenção da doença e na proximidade com os cidadãos. O presidente da autarquia, Mário Loureiro, por seu lado, realçou a parceria já encetada há muitos anos com a ARS Centro, com a permanência no centro de saúde um funcionário do município, durante 15 anos, salientando que a assinatura deste contrato dará continuidade ao trabalho realizado.
O Partido Socialista de Tábua, que actualmente preside à Câmara MUnicipal de Tábua, já veio congratular-se com esta transferência. ” Secretariado da Concelhia do Partido Socialista congratula a autarquia pela obtenção de mais competências no domínio da saúde. O PS Tábua reconhece ganhos de eficiência próprios de uma gestão mais próxima das pessoas e concretizando-se os princípios da descentralização administrativa e da autonomia do poder local. Esta transferência significa ainda o reforço da parceria estratégica existente entre o Município de Tábua e a ARS Centro relativa aos programas de prevenção da doença, com especial incidência na promoção de estilos de vida saudáveis e de envelhecimento ativo”, conclui.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc